Se é daquelas pessoas que não
gosta de matemática, que fica com medo só de pensar na palavra “percentagem”, de
certeza que vai querer saber como pode calcular percentagem no Excel de forma
simples e rápida!
Calcular percentagem é algo
necessário em diversas situações do dia-a-dia, tanto a nível pessoal, como
profissional. Para calcular percentagem no Excel, não necessita de usar nenhuma
função, apenas inserir fórmulas,
usando os operadores da matemática (dividir, multiplicar, etc).
Neste artigo vou partilhar consigo como fazer, com vários
exemplos práticos, em que alguns deles o resultado é uma percentagem, noutros
temos de aplicar uma percentagem para chegar a um valor.
Exemplo 1 – Calcular Percentagem no Excel – Peso (%) no Total – Resultado %
Uma das aplicações práticas em que é necessário calcular percentagem é para saber o peso de algo no total.
Imagine que quer saber o peso das vendas de um produto no Total de Vendas.
Para calcular a percentagem (que representa o peso), basta dividir o valor das vendas do produto, pelo valor Total de vendas.
Desta forma, a fórmula que tem de inserir é =C12/C13, onde a célula C12 corresponde às vendas do produto A (14,000€) e a célula C13 corresponde ao valor total de vendas (1,400,000€):
O resultado que obtém é o seguinte:
O valor é exibido como 0.01 dado que a célula não está formatada como percentagem. Para formatar uma célula como percentagem, basta ir ao separador Home (Base) e no grupo Number (Número), selecionar “%”:
Como alternativa, pode usar o atalho CTRL+SHIFT+%.
Deste modo, o resultado passa a ser exibido como percentagem:
Pode concluir que as vendas do produto A representam 1% do total de vendas.
O resultado é uma percentagem (%).
Exemplo 2 – Variação entre valores – Resultado %
Calcular a variação percentual entre dois valores é muito útil. Um dos exemplos é a variação das vendas entre diferentes períodos.
Para saber qual a variação de vendas entre dois períodos, tem de dividir o valor do período mais recente pelo mais antigo, e subtrair 1, conforme a imagem:
Ou seja, a lógica da fórmula a inserir é:
= Valor mais recente / Valor mais antigo – 1
Nota: neste caso não necessita de colocar parênteses porque, segundo as regras da matemática, a divisão sobrepõe-se à subtração.
O resultado é uma percentagem (%).
Exemplo 3 – Aplicar desconto – Resultado Valor
Outra situação onde precisa de utilizar a percentagem é para calcular o valor de um desconto atribuído.
Neste exemplo, o objetivo é saber a quanto (€) corresponde um desconto de 20% a cada produto:
Para saber a quanto corresponde o desconto, basta multiplicar o valor de cada produto, pelo valor do desconto:
Uma vez que o desconto é igual para todos os produtos, é necessário trancar a célula C2 (correspondente à % de desconto atribuída), colocando os cifrões ($) e só depois arrastar para os restantes produtos:
Poderia optar também por não colocar o valor do desconto numa célula, mas sim diretamente na fórmula, consoante a seguinte imagem:
No entanto, caso o valor possa variar, é preferível tê-lo numa célula, pois assim basta alterar esse valor e ele altera automaticamente nas restantes fórmulas, não tendo de editar novamente as fórmulas.
O resultado é um valor.
Exemplo 4 – Calcular Percentagem no Excel – Adicionar ou subtrair % – Resultado Valor
Em diversas situações é necessário adicionar ou subtrair percentagens aos valores, como por exemplo no cálculo de um valor sem desconto (subtração da % de desconto), ou na aplicação de uma taxa de crescimento (adição da % de crescimento).
Por exemplo, se calcular um valor com desconto, tem de multiplicar o valor por (1 menos o valor do desconto):
Se em vez de subtrair (caso do desconto), quiser adicionar (taxa de acrescimento ou aumentar o valor), basta substituir o “–“ por “+” na fórmula.
Ou seja, a lógica da fórmula a inserir é:
= Valor * (1 – ou + Percentagem)
Nota: neste caso necessita de colocar parênteses para garantir que primeiro é efetuado o cálculo 1 menos ou mais a percentagem, e só depois esse resultado é multiplicado pelo valor.
O resultado é um valor.
Calcular percentagem no Excel é um dos cálculos mais simples que está disponível no Excel. Caso pretenda aprender funções mais avançadas, uma vez que este é um dos temas que considero essenciais para se conseguir poupar horas de trabalho, assista à Masterclass Fórmulas e Funções! Nesta aula irá perceber que não precisa de saber centenas de funções, mas sim conhecer as funções certas para cada situação, e como é que estas funcionam, o que lhe irá permitir tornar-se muito mais eficiente!