Estilos de células: a opção mais rápida de formatar células no Excel

Capa artigo estilos de células do excel

Possivelmente está familiarizado com o pincel de formatação do Office e, nomeadamente, do Excel. Contudo, neste artigo quero dar-lhe a conhecer a maneira mais rápida que tem de formatar células no Excel: aplicando estilos de células.

Com apenas alguns cliques, consegue aplicar vários formatos, garantido que as células que pretende formatar, têm um estilo de formatação consistente.

O que são estilos de células

Estilos de células são conjuntos de determinadas características de formatação, incluindo o tipo de letra, tamanho, alinhamento, formatos de número, limites das células, preenchimento, entre outros.

Existem vários estilos pré-definidos, mas pode criar os seus! Já lhe vou ensinar de seguida como.

Alguns dos estilos sugeridos no Excel:

Estilos de células no excel 1

Aplicar estilos de células

Para aplicar um estilo de célula, tem de selecionar as células que pretende formatar e depois no separador Home (Base) > grupo Styles (Estilos de Célula), tem várias opções pré-definidas que pode selecionar:

Selecionar estilos de células no excel 2

Criar um novo estilo de células

Pode criar um novo estilo começando do zero, bastando clicar na opção New Cell Style (Novo Estilo de Célula), indicada abaixo:

Capa artigo estilos de células no excel

De seguida, tem de definir o nome e pode escolher que formatações quer incluir no estilo. Existem as seguintes opções de formatação:

  • Número
  • Alinhamento
  • Tipo de letra
  • Limite
  • Preenchimento
  • Proteção
Alterar definições pretendidas

Depois é só clicar em Format (Formatar) e escolher as definições, carregando em cada separador:

Formatar células para definir estilo

Como alternativa, pode formatar a célula que pretende, e quando carregar na opção New Cell Style (Novo Estilo de Célula) as formatações já vêm definidas.

Vamos a um exemplo. Imagine que formata sempre da mesma forma os cabeçalhos:

Cabeçalhos laranja no excel

Provavelmente quando precisasse de inserir um novo cabeçalho, o que faria era usar o pincel de formatação para copiar a formatação. Mas em vez disso, vamos salvar a formatação do cabeçalho como um novo estilo de células.

Para tal, deve selecionar uma das células que formatou, ir ao separador Home (Base), grupo Styles (Estilos de Célula), carregar na setinha e escolher New Cell Style (Novo Estilo de Célula) e, como mencionei anteriormente, as formatações já vêm definidas:

Estilo de cabeçalho no Excel

E assim fica gravado o novo estilo:

Estilo gravado a partir do zero

Aplique o novo estilo às células do cabeçalho, para ver o que vamos fazer de seguida.

Como modificar um estilo já existente

Agora vem a parte mais interessante. Já criou o seu estilo e mudou de ideias e quer alterar algo na formatação.

Para modificar algo num estilo, basta carregar com o botão do lado direito do rato em cima do estilo e carregar em Modify (Modificar):

Modificar estilos de células já existentes

Abre a mesma janela que quando criou o estilo, e é só fazer as alterações que pretende. Neste exemplo vou alterar a cor do fundo:

Novas opções de formatação de estilos de células já existentes 1
Novas opções de formatação de estilos de células já existentes 2

E… todas as células que têm esse estilo atribuído alteram automaticamente! Esta é a grande vantagem de usar esta funcionalidade do Excel.

Cabeçalhos verde no excel

Além de poder criar novos estilos, pode ainda modificar ou duplicar um estilo de célula pré-definido e criar o seu próprio estilo de célula a partir de um existente.

 

Já conhecia esta funcionalidade do Excel? Embora possa tratar-se de uma ferramenta básica do Excel, há muitos utilizadores avançados que desconhecem ou simplesmente não utilizam. É uma alternativa ao pincel de formatação, mas que lhe permite poupar muitos cliques e, por isso, tempo!

No meu curso online – EXCELerate Your Skills, existe um módulo exclusivamente dedicado para lhe ensinar como inserir, editar e formatar células, incluindo todas as dicas associadas a estas funcionalidades.

Se quiser, pode inscrever-se ainda hoje neste curso que o vai ajudar a elevar os seus conhecimentos de Excel (e a sua carreira) para outro nível!

PARTILHE ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
MARIA BRAGA

MARIA BRAGA

Licenciada em Gestão e Mestre em Finanças, premiada pela Microsoft com o Prémio MVP (Microsoft Valuable Professional), começou a trabalhar na área da banca, passou pelo mundo das startups até criar o seu próprio negócio. Apaixonada por Excel, pretende ajudar profissionais a tomarem decisões lucrativas, através de Dashboards, e a economizar tempo e aumentar a produtividade com o Excel, através de formações e cursos online.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTACTOS

+351 91 230 94 77

geral@mbi.com.pt

Portugal

NEWSLETTER

MBi – Excelerate Your Business © 2020 | Todos os Direitos Reservados

Inscrições abertas!

O curso completo que o vai ajudar a elevar os seus conhecimentos de Excel (e a sua carreira) para outro nível!

Conteúdos já disponíveis!