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Formação de Excel vários níveis. Excelerate Your Skills!

Formação Standard

Sabia que o Excel além de muito útil, pode ser DIVERTIDO SIMPLES BONITO ?

Forme as suas equipas com conhecimentos técnicos de Excel!

INICIADO

Funcionalidades básicas do Excel: interface; formatar folhas, células, linhas e colunas; inserir fórmulas e funções; criar e formatar gráficos…

INTERMÉDIO

Funcionalidades para aumentar a produtividade: formatar dados como tabela, pivot tables (tabelas dinâmicas) e pivot charts (gráficos dinâmicos), formatação condicional, funções  (vlookup, index, match…), imprimir a folha de cálculo…

AVANÇADO

Conhecimentos mais aprofundados: gráficos avançados, funções avançadas (ifs encadeados, indirect, offset…), Formato Tabular, validação de dados, gravar macros, importar e transformar dados usando o Power Query…

Iniciado

Esta formação é a primeira de três níveis, e pretende ensinar os conceitos básicos relacionados com a ferramenta Excel.

OBJETIVOS

Os formandos deverão ser capazes de identificar e aplicar as principais funcionalidades do Excel, que os irão ajudar a tornarem mais eficientes as suas tarefas diárias, e possibilitar a evolução para um nível mais avançado. Esta formação permite aos formandos distinguir os diferentes conceitos do interface do Excel; formatar folhas, células, linhas e colunas; introduzir fórmulas e funções e criar e formatar gráficos.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer empresa que pretenda que os seus colaboradores comecem a trabalhar com o Excel, ou caso já o utilizem, pretendam consolidar os conceitos base.

PRÉ-REQUISITOS

CONTEÚDOS

  • Workbook (Livro);
  • Sheet (Folha de Cálculo);
  • Cell (Célula);
  • Column (Coluna);
  • Row (Linha);
  • Quick Access Toolbar (Barra de Ferramentas de Acesso Rápido);
  • Ribbon (Friso);
  • Formula Bar (Barra de Fórmulas);
  • Interface do Excel.
  • Inserir;
  • Selecionar;
  • Eliminar;
  • Mudar o nome;
  • Mover/copiar;
  • Cor separador;
  • Ocultar/mostrar;
  • Ocultar/mostrar gridlines (linhas de grelha);
  • Ocultar/mostrar headings (cabeçalhos);
  • Inserir;
  • Selecionar;
  • Eliminar;
  • Altura e largura;
  • Ocultar/mostrar;
  • Agrupar/desagrupar.
  • Selecionar;
  • Copiar/colar;
  • Mover;
  • Formatar: alinhamento, tipo de letra, cor de fundo, contornos, formatos numéricos;
  • Pincel de Formatação;
  • Localizar;
  • Substituir.
  • Inserir fórmulas e funções;
  • Operadores Aritméticos + – * / ^ %;
  • Sum (Soma);
  • Count/Counta/Countblank (Contar/Contar.Val/Contar.Vazio);
  • Max/Min (Máximo/Mínimo);
  • Average (Média);
  • If (Se).
  • Inserir;
  • Gráficos comuns: column/bar (colunas/barras), line (linhas); pie/doughnut (circular/anel);
  • Comparar gráficos;
  • Formatar.

Intermédio

Esta formação é a evolução da Formação Iniciado, e pretende ensinar funcionalidades do Excel um pouco mais avançadas, permitindo aos formandos tornarem-se mais eficientes, autónomos e produtivos no seu dia-a-dia.

OBJETIVOS

Os formandos deverão ser capazes de formatar os dados como tabela, introduzir pivot tables (tabelas dinâmicas) e pivot charts (gráficos dinâmicos), aplicar a formatação condicional, usar funções mais avançadas (vlookup, index, match…), imprimir a folha de cálculo de diferentes maneiras e aplicar algumas técnicas de revisão.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer empresa que pretenda que os seus colaboradores aprofundem os seus conhecimentos de Excel, e tornem as suas tarefas diáriasmais eficientes.

PRÉ-REQUISITOS

CONTEÚDOS

  • Copiar para outro workbook (livro);
  • Configurar temas (cores e tipos de letra).
  • Conditional Formatting: values, data bars, color scales, dates, top/bottom, duplicated values, icones (Formatação Condicional: valores, barras de dados, escalas de cores, datas, altos/baixos, valores duplicados, conjuntos de ícones);
  • Limpar conteúdo;
  • Flash Fill (Preenchimento Relâmpago);
  • Referências absolutas e relativas;
  • Paste Special (Colar Especial);
  • Text to Columns (Texto para Colunas);
  • Remove Duplicates (Remover Duplicados);
  • Format as Table (Formatar como tabela).
  • Vantagens;
  • Formatar: nome, estilo, linha total;
  • Inserir e eliminar columns/rows (colunas/linhas);
  • Sort (ordenar dados);
  • Inserir e formatar slicers (segmentação de dados).
  • Erros comuns;
  • AutoSum (soma automática);
  • Vlookup (Procv);
  • Averageif/Sumif/Countif (Média.se/Soma.se/Contar.se);
  • Today/Now (Hoje/Agora);
  • Day/Month/Year/Eomonth (Dia/Mês/Ano/FimMês);
  • Networkdays/Weekdays (Networkdays/Weekday);
  • Index (Índice);
  • Match (Corresp);
  • Index+Match (Índice+Corresp);
  • Iferror/Ifna (Seerro/Senãodisp);
  • And/Or (E/Ou);
  • Randbetween (Aleatórioentre).
  • Introdução;
  • Formatar e personalizar as tabelas;
  • Agrupar datas;
  • Ordenar e filtrar dados.
  • Inserir;
  • Tipos;
  • Formatar.
  • Freeze Panes (Fixar Painéis);
  • New Window (Nova Janela);
  • Arrange All (Dispor Todas). 
  • Definição da área;
  • Margens;
  • Cabeçalho e rodapé;
  • Pré-visualização.
  • Comentários e notas;
  • Protect Sheet (Proteger Folha);
  • Protect Workbook (Proteger Livro).

Avançado

Esta formação é a evolução da Formação Intermédio, e pretende dar aos formandos um conjunto de conhecimentos mais avançados do Excel, assim como várias dicas úteis para aumentarem a produtividade.

OBJETIVOS

Os formandos deverão ser capazes de inserir gráficos diferentes dos habituais, usar funções avançadas (ifs encadeados, indirect, offset…), perceber o conceito de Formato Tabular, introduzir validação de dados, gravar macros e importar e transformar dados usando o Power Query.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer empresa que pretenda que os seus colaboradores melhorem significamente os seus conhecimentos de Excel e executem tarefas de uma forma mais rápida e eficiente.

PRÉ-REQUISITOS

CONTEÚDOS

  • Inserir uma nova instância;
  • Criar menu personalizado;
  • Tipos de ficheiros;
  • Guardar como PDF;
  • Listas personalizadas.
  • Conditional Formatting:  formulas (Formatação Condicional:  fórmulas);
  • Name manager (gestor de nomes);
  • Data validation (validação de dados).
  • Criar estilo personalizado;
  • Formato tabular.
  • Sumproduct (Somarproduto);
  • Offset (Deslocamento);
  • Getpivotdata (Obterdadosdin);
  • Cálculos horas.
  • Calculated Field (Campo calculado).
  • Save as Template (Guardar como Modelo);
  • Infográficos;
  • Treemap (Mapa de Árvore);
  • Sunburst (Gráfico circular de vários níveis);
  • Scatter (Dispersão);
  • Bubble (Bolhas);
  • Combo (Combinado);
  • Waterfall (Cascata);
  • Map (Mapa);
  • Seconday Axis (Eixo Secundário);
  • Sparklines.
  • Imagens dinâmicas;
  • Align (Alinhamento);
  • Group (Agrupar);
  • Select Objects/Selection Pane.
  • Unlock Cells (Desbloquear células);
  • Hide Cells (Ocultar Fórmulas).
  • Gravar macro;
  • Macros pessoais.
  • Introdução;
  • Get Data (Obter dados externos);
  • User First Row as Headers (Utilizar primeira linha como cabeçalhos);
  • Choose/Remove Columns (Escolher/remover colunas);
  • Rename Query/Steps (Mudar o nome Query/Passos);
  • Data Types (Tipo de dados);
  • Keep/Remove Rows (Manter/remover linhas);
  • Remove Errors (Remover Erros);
  • Remove Duplicates (Remover Duplicados;
  • Fill (Preencher);
  • Split Column (Dividir Coluna);
  • Capitalize Each Word (Inicial Maiúscula);
  • Replace Values (Substituir Valores);
  • Merge Columns (Intercalar Colunas);
  • Move (Mover);
  • Sort (Ordenar);
  • Append Queries (Acrescentar Consultas);
  • Merge Queries (Intercalar Consultas);
  • Filtros;
  • Extract (Extrair);
  • Index Column (Coluna de Índice);
  • Custom Column (Coluna Personalizada);
  • Conditional Column (Coluna Condicional);
  • Group By (Agrupar por);
  • Close & Load (Fechar e Carregar).

NOTA: os conteúdos estão em português e inglês uma vez que realizei uma análise de mercado e concluí que cerca de 70% dos utilizadores portugueses utilizam o Excel em inglês.

FORMATO

A Formação Standard para Empresas está disponível em formato Live Training (formação remota em direto).

Vantagens do formato Live Training:

Ajude as suas equipas a tornarem-se mais eficientes e aumente a sua motivação!

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