O que são e como criar macros pessoais no Excel

Imagem destaque artigo

É muito provável que já tenha, pelo menos, ouvido falar de macros. As macros ajudam bastante na automatização de tarefas repetitivas. Podem ser criadas para apenas um ficheiro específico, ou guardar no livro pessoal de macros, ficando disponíveis para todos os seus ficheiros de Excel, sendo essas as macros pessoais no Excel.

Embora, hoje em dia, a ferramenta Power Query tenha vindo ajudar na automatização de tarefas que antes se faziam com a utilização de macros, as macros continuam a ter um papel importante e podem ser utilizadas de modo bastante simples.

Neste artigo vou-lhe explicar:

  1. O que é uma macro;
  2. Como gravar uma macro;
  3. Como criar macros pessoais no Excel.

1. O que é uma macro

Uma macro é uma sequência de comandos e funções armazenados num módulo de VBA e pode ser usada sempre que precisar de executar uma tarefa repetitiva, no fundo ajuda-nos a automatizar tarefas.

Para criar macros, pode escrever o código de programação ou pode gravar uma macro com as instruções que pretende e o código é escrito automaticamente.

Para conseguir aceder às macros, precisa ter ativo o separador Developer (Programador). Caso ainda não tenha este separador ativo, deverá ir a File (Ficheiro), Options (Opções), Customize Ribbon (Personalizar Friso) e, no lado direito, nos separadores, ativar o botão referente a este separador. Por fim, clicar em OK e já deverá ter o separador disponível na sua Ribbon (Friso).

Adicionar separador Developer ou Programador ao Friso
Separador Developer ou Programador no Excel

2. Como gravar uma macro

Para gravar macros, no separador Developer (Programador), carregue em Record Macro (Gravar Macro) e aparecerá a seguinte janela:

Gravar macros pessoais no Excel - iniciar gravação

Escolha o nome da macro (que não pode incluir espaços), pode definir um atalho e onde pretende guardar a macro. Por defeito, aparece que a macro será guardada no livro que tiver aberto, mas existem outras opções.

Quando clica em OK, aparece um quadrado no canto inferior esquerdo que indica que está a gravar.

Gravar macros pessoais no Excel - gravação

Neste momento, pode executar as ações que pretende que a macro faça. Por exemplo, pintar de células de amarelo.

Quando terminar, volte ao Separador Developer (Programador) e clique em Stop Recording (Parar a gravação).

Gravar macros pessoais no Excel - terminar gravação

Para ver a macro que gravou, pode clicar em Macros e selecionar a macro que pretender. É possível editar posteriormente as macros gravadas, basta editar o código VBA que foi criado.

Quando adiciona uma macro a um ficheiro a primeira vez, aparece-lhe uma mensagem que quer dizer que terá de guardar o ficheiro com a extensão xlsm para a macro funcionar.

3. Como criar macros pessoais no Excel

Além das macros que pode criar para um ficheiro específico, pode criar macros pessoais no Excel, que ficam guardadas numa pasta do computador e ficam disponíveis para todos os ficheiros. Desta forma, não precisa guardar os ficheiros com a extensão xlsm.

Para criar macros pessoais, ao gravar uma macro, deverá escolher a opção Personal Macro Workbook (Livro Pessoal de Macros) como local a guardar as suas macros:

O processo de gravação será idêntico ao mencionado anteriormente.

De seguida, pode por exemplo adicionar a macro que guardou a um separador, ou colocar na Quick Access Toolbar (Barra de ferramentas de acesso rápido).

Desta forma, poderá criar macros pessoais no Excel, otimizar o seu tempo e automatizar tarefas que costuma executar de forma repetida.

Se preferir, pode ver este conteúdo em vídeo:

 

Ficou com curiosidade em aprender mais sobre macros ou até mesmo sobre o tão adorado Power Query? Junte-se já hoje aos mais de 50 alunos que já fazem parte do EXCELerate Your Skills.

 

PARTILHE ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
MARIA BRAGA

MARIA BRAGA

Licenciada em Gestão e Mestre em Finanças, premiada pela Microsoft com o Prémio MVP (Microsoft Valuable Professional), começou a trabalhar na área da banca, passou pelo mundo das startups até criar o seu próprio negócio. Apaixonada por Excel, pretende ajudar profissionais a tomarem decisões lucrativas, através de Dashboards, e a economizar tempo e aumentar a produtividade com o Excel, através de formações e cursos online.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MBi – Excelerate Your Business © 2020 | Todos os Direitos Reservados

Inscrições abertas!

O curso completo que o vai ajudar a elevar os seus conhecimentos de Excel (e a sua carreira) para outro nível!

Conteúdos já disponíveis!