fbpx

Os princípios de proteção e desproteção do livro de Excel

A funcionalidade de proteger e desproteger livro no Excel permite garantir a integridade e segurança dos seus dados, impedindo alterações

Neste artigo

A funcionalidade de proteger e desproteger livro no Excel permite garantir a integridade e segurança dos seus dados, impedindo alterações não autorizadas. Com esta funcionalidade, pode proteger todo o livro do Excel (a estrutura do ficheiro) com ou sem uma palavra-passe. Neste artigo, vou explorar como proteger e desproteger o livro de Excel, os benefícios dessa funcionalidade e dicas práticas para utilizá-la de forma eficaz.

 

Como proteger um livro de Excel

Ao proteger um ficheiro no Excel, especialmente a estrutura do livro, não será possível adicionar, eliminar, mover, copiar ou renomear folhas, nem alterar a sua formatação. Acha que já sabe tudo sobre as folhas? Recomendo-lhe a ver este artigo 😊

A funcionalidade de proteger um livro de Excel é útil para garantir que a organização e o conteúdo das folhas permanecem inalterados, evitando alterações acidentais ou não autorizadas. Contudo, é importante avaliar se essas restrições são necessárias para o propósito do documento, pois podem limitar a colaboração ou edição de outros utilizadores.

  

  • Proteger a estrutura do ficheiro

Para proteger o seu documento deve ir ao separador Review (Rever) e clicar em Protect Workbook (Proteger livro).

  

Na janela que aparece, selecione Structure (Estrutura)para evitar alterações na organização das folhas. Nesta fase, tem também a opção de insira uma palavra-passe para aumentar a segurança.

Se adicionar uma palavra-passe, insira-a novamente para confirmar e clique em OK.

 Mas atenção, depois não se esqueça da palavra-passe, pois no caso de se esquecer, não vai conseguir desproteger o seu documento utilizando as funcionalidades do Excel.

 

  • Desproteger a estrutura do ficheiro

Para desproteger o seu documento deve ir ao separador Review (Rever) e clicar em Protect Workbook (Proteger livro). Repare que agora o botão está com uma cor diferente, o que significa que o ficheiro está protegido.

 

Caso não tenha inserido nenhuma palavra-passe, o Excel irá desproteger o ficheiro automaticamente. No caso de ter colocado uma palavra-passe, então deve inseri-la para conseguir desproteger o ficheiro.

 

Dicas para proteger os ficheiros de forma eficaz:

  • Utilize palavras-passe fortes: Escolha palavras-passe seguras e fáceis de lembrar, mas difíceis de adivinhar;
  • Guarde a palavra-passe num local seguro: Se perder a palavra-passe, não será possível recuperá-la diretamente no Excel.
  • Combine com outras funcionalidades de segurança: Use também a proteção de células ou folhas para um controlo mais detalhado.

 

Proteger e desproteger livros de Excel é uma funcionalidade essencial para garantir a segurança dos seus dados e controlar alterações. Ao usar as opções de proteção corretamente, pode criar relatórios mais seguros e confiáveis, mantendo a integridade das informações. Pode também partilhar o documento com os seus colegas e garantir que determinadas informações só estão visíveis caso seja colocada a palavra-passe.

Caso ainda tenha dúvidas, no curso EXCELerate Your Skills existe um módulo dedicado à proteção dos ficheiros. Este é o nosso curso completo de Excel que vai do básico dos básicos até um nível mais avançado. É o curso que o leva do zero ao especialista em Excel. Se quiser dar o passo seguinte clique aqui e descubra todos os detalhes.

Se tiver algum conteúdo que gostava que fosse abordado, por favor deixe a sua sugestão nos comentários!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Procurar

Categorias

E-book gratuito

Excel Time Booster

O seu guia de produtividade no Excel

Mais de 100 atalhos do Excel para deixar de lado o rato e aumentar a sua produtividade ao fazer mais em menos tempo!

Partilhar

Sobre Mim

Maria Braga

Licenciada em Gestão e Mestre em Finanças, premiada pela Microsoft com o Prémio MVP (Microsoft Valuable Professional), começou a trabalhar na área da banca, passou pelo mundo das startups até criar o seu próprio negócio. Apaixonada por Excel, pretende ajudar profissionais a tomarem decisões lucrativas, através de Dashboards, e a economizar tempo e aumentar a produtividade com o Excel, através de formações e cursos online.

Artigos Relacionados

O poder da função HYPERLINK (Hiperligação) no Excel

A função HYPERLINK (Hiperligação) no Excel é uma ferramenta poderosa que permite criar links clicáveis para páginas Web, documentos, e até células específicas dentro de

Ler artigo

Como adicionar uma coluna personalizada no Power Query

O Power Query é uma das ferramentas mais poderosas no Excel para transformar e organizar dados. Entre as suas funcionalidades mais úteis está a capacidade

Ler artigo

Todos os segredos por trás da função MATCH (Corresp) no Excel

A função MATCH (Corresp) no Excel é uma função poderosa para localizar a posição de valores em listas ou tabelas. Em vez de retornar o

Ler artigo

do zero a especialista em excel

Chega de perder tempo a tentar aprender Excel sozinho!