As Pivot Tables, em português conhecidas como Tabelas Dinâmicas, são um dos recursos mais poderosos do Excel. Se já utiliza as tabelas dinâmicas no seu dia-a-dia, certamente já reparou que, por defeito, o formato padrão é sempre o mesmo. Mas sabia que existem várias opções de layout das tabelas dinâmicas?
É verdade! Pode transformar completamente as suas tabelas dinâmicas e, possivelmente, utilizar um layout realmente adaptado a cada situação. Além, claro, de todas as opções de personalização e formatação disponíveis.
Criação de uma tabela dinâmica
Depois de inserir uma tabela dinâmica (se não sabe como fazê-lo, pode aprender aqui) e adicionar os campos que deseja analisar, é possível melhorar o layout e o formato em que os dados são exibidos para facilitar a interpretação dos dados.
Ao introduzir uma tabela dinâmica, surgem dois separadores novos:
1. PivotTable Analyze (Analisar Tabela Dinâmica):
2. Design (Estrutura):
É no separador Design (Estrutura), que estão disponíveis as diversas opções de formatação, estilo e também as opções de layout das tabelas dinâmicas.
Opções de layout das tabelas dinâmicas
Para alterar o formato de uma pivot table, tem de ir ao separador Design (Estrutura), grupo Layout (Esquema) e em Report Layout (Esquema de Relatório) tem três opções de layout das tabelas dinâmicas:
- Compact form (Formato Compacto);
- Outline form (Formato de Destaques);
- Tabular form (Formato Tabular);
Pode ainda adicionar a opção de Repeat all items fields (Repetir Todas as Etiquetas de Item) aos layouts disponíveis
Ao introduzir uma tabela dinâmica, o layout padrão e automaticamente aplicado é o Compact Form (Formato Compacto), conforme a imagem abaixo:
Este formato tem as seguintes características:
- exibe os itens de diferentes campos da área de linhas numa coluna;
- utiliza o recuo para distinguir entre os itens de diferentes campos;
- como os rótulos de linha ocupam menos espaço, existe mais espaço para os dados numéricos;
- os botões Expandir (sinal +) e Recolher (sinal -) são mostrados para exibir ou esconder detalhes;
- economiza espaço e torna a tabela dinâmica mais legível.
O layout referente ao Tabular Form (Formato Tabular) exibe uma coluna por campo e disponibiliza espaço para cabeçalhos de campo. Pode verificar o seguinte exemplo:
Por fim, o layout Outline Form (Formato de Destaques), é semelhante ao formato de tabela, mas pode exibir subtotais na parte superior de cada grupo, porque os itens da próxima coluna são exibidos uma linha abaixo do item atual. Alterando para este formato, a tabela dinâmica sofre as seguintes alterações:
Se selecionar a opção Repeat all items fields (Repetir Todas as Etiquetas de Item), pode reparar que na coluna País é acrescentado o nome do respetivo país às linhas em branco:
Já sabia que existem estas opções de layout das tabelas dinâmicas?
Gostava de aprender mais sobre tabelas dinâmicas? No curso EXCELerate Your Skills existe um módulo exclusivamente dedicado a esta funcionalidade, onde pode encontrar os seguintes conteúdos:
- Formato Tabular
- O que é e como criar uma tabela dinâmica
- Áreas das tabelas dinâmicas e como escolher os campos
- Formatar e personalizar as tabelas dinâmicas
- Agrupar datas
- Ordenar e filtrar dados
- Adicionar e/ou modificar dados e atualizar
- Diversos cálculos e mostrar valores como
- Inserir Pivot Charts (Gráficos Dinâmicos)
- Segmentação de dados e linha cronológica
- Campo calculado
- Função GETPIVOTDATA (Obterdadosdin)
Se quiser começar a utilizar eficazmente as tabelas dinâmicas e a tornar as suas análises mais rápidas, inscreva-se já!