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Conheça a História do Excel

senhora a ler um livro, simbolizando que está a ler a história do excel

O Microsoft Excel, ou apenas Excel, é um editor de folhas de cálculo desenvolvido pela Microsoft, que entre outras opções,

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Microsoft Excel, ou apenas Excel, é um editor de folhas de cálculo desenvolvido pela Microsoft, que entre outras opções, permite fazer cálculos, criar pivot tables (tabelas dinâmicas), elaborar gráficos, agrupar informações de várias fontes, fazer previsões e preparar os dados para análises específicas. É uma das ferramentas mais utilizadas mundialmente nas empresas para gerir, acompanhar e analisar dados. Portanto que o Excel é uma ferramenta super poderosa não há dúvidas, mas alguma vez pensou sobre a história do Excel?

Eu sou fã nº 1 desta ferramenta, organizo toda a minha vida pessoal e profissional no Excel, mas confesso que só recentemente é que fui aprender sobre a história do Excel!

Vou então voltar atrás no tempo e contar-lhe um pouco sobre a história desta ferramenta incrível.

Conheça a História do Excel

As folhas de cálculo eletónicas, surgiram em 1978, quando Dan Bricklin, estudante da Harvard Business School, desenvolveu um programa chamado VisicCalc, um programa simples, inicialmente com poucas capacidades, apenas permitia operações aritméticas básicas, numa matriz de 5 colunas por 20 linhas.

Mas o que é uma folha de cálculo?

Uma folha de cálculo é um conjunto de células que resultam numa matriz com colunas identificadas por letras e linhas identificadas com números.

A Microsoft entrou no mercado das folhas de cálculo eletrónicas em 1982, com a comercialização do programa Multiplan, que se tornou muito popular em sistemas CP/M (para computadores Apple). No entanto, para sistemas MS-DOS (usados nos computadores IBM) perdeu para o líder Lotus 1-2-3, que surgiu em 1983 e que além de ser uma folha de cálculo, permitia criar gráficos e tratar os dados como uma ferramenta de base de dados.

Em 1984 a Apple lançou o primeiro Macintosh (Mac) e precisavam de um novo programa para estimular as suas vendas. Foi aí que a Microsoft começou a desenvolver o Excel, com o objetivo de competir com o líder de mercado Lotus 1-2-3.

A Microsoft lançou a primeira versão do Excel para Mac (1.0) em 1985 e em 1987 foi lançado o Excel 2.0, a primeira versão para o Windows. Este foi nomeado como “2.0” para equivaler à versão do Mac, nunca houve Excel 1.0 para o Windows.

Quando o Excel foi lançado, já havia uma empresa que tinha uma patente registada com o nome “Excel”. Dessa forma, a Microsoft foi obrigada a referir-se ao programa como “Microsoft Excel”. No entanto, anos depois, a empresa acabou por adquirir a empresa detentora da patente com o nome “Excel”, tendo sido resolvida essa situação.

O Lotus 1-2-3 demorou a ter uma versão para Windows e o Excel começou a ganhar terreno, acabando por assumir a liderança por volta de 1988.

Para se distanciar da concorrência, a Microsoft começou a lançar uma nova versão aproximadamente a cada dois anos.

Histórico de versões para Windows, evolução do logotipo e principais novidades

A Microsoft tem vindo a lançar novas versões regularmente, umas com pequenas melhorias, outras com novas funcionalidades muito interessantes. Desta forma, vou destacar apenas as versões que tiveram alterações significativas.

O maior upgrade foi feito em 1993, com o lançamento da versão 5.0, onde foram introduzidos o VBA (Visual Basic for Applications), linguagem de programação que permite automatizar tarefas no Excel, e a possibilidade de introduzir múltiplas folhas no mesmo ficheiro.

Em 1995, comercialmente a Microsoft deixou de usar a referência à versão e passou a adotar o ano de lançamento, daí em vez de Excel 7.0 passou a chamar-se Excel 95. Nesse ano, foi lançada a primeira versão 32-bits, incluindo melhorias de performance e estabilidade.

Nas versões seguintes foram introduzidas várias funcionlidades, como por exemplo, a data validation (validação de dados), auditorias de fórmula, pivot tables (tabelas dinâmicas), mas nada de revolucionário. Até que começaram a surgir novos concorrentes e a Microsoft teve de agir face às ameaças.

A grande atualização da história do Excel

Foi então que em 2007, houve uma grande atualização. Foi lançada a versão 12.0 com uma nova interface, que incluía a faixa de opções ou ribbon, que veio substituir os menus e as barras de ferramentas. Nesta versão o número de linhas e colunas também foi aumentado significativamente, permitindo o uso da ferramenta para análise de informações provenientes de bases de dados com um tamanho elevado. Houve também a introdução do name manager (gestor de momes), melhorias nas pivot tables (Tabelas Dinâmicas) e novos tipos de ficheiros.

Na versão do Excel 2010, as pivot tables (tabelas dinâmicas) foram melhoradas, foram incluídas mais opções de formatação condicional, novos recursos de edição de imagem, entre outras.

Em 2013, apareceram os add-ins Power (Power Query, Power View e Power Pivot), foi introduzido o Flash Fill (Preenchimento Relâmpago), a Timeline (Linha de Tempo), 50 novas funções, entre outros recursos.

Na versão Excel 2016, o Power Query foi integrado dentro do Excel, deixando de ser necessário o add-in, foram adicionados novos tipos de gráficos, seleções múltiplas nos slicers (segmentação de dados), funções de previsão…

A versão Excel 2019 incluiu novas funções e gráficos, melhorias nas tabelas dinâmicas, atualizações do Power Pivot, a possibilidade de publicar no Power BI e também melhorias no Power Query, agora chamado Get & Transform (Obter e Transformar).

A última versão (Excel 2021), lançada em outubro de 2021, tem algumas novidades como a função PROCX (Xlookup), fórmulas dinâmicas de matriz, a função LET, a função CORRESPX (Xmatch) e ainda suporte para documentos OpenDocument (ODF) 1.3.

Apesar desta ser a última versão lançada, quem tem a subscrição Office 365 (agora Microsoft 365), pode sempre usufruir de todas as novidades mais recentes, à medida que elas são lançadas.

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Sobre Mim

Maria Braga

Licenciada em Gestão e Mestre em Finanças, premiada pela Microsoft com o Prémio MVP (Microsoft Valuable Professional), começou a trabalhar na área da banca, passou pelo mundo das startups até criar o seu próprio negócio. Apaixonada por Excel, pretende ajudar profissionais a tomarem decisões lucrativas, através de Dashboards, e a economizar tempo e aumentar a produtividade com o Excel, através de formações e cursos online.

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