Muitas vezes quando exporta relatórios de sistemas, estes vêm com várias linhas antes ou depois dos dados que interessam, ou quando recebe um relatório de colegas, apenas lhe interessam algumas das colunas… O Power Query permite eliminar linhas e colunas desnecessárias, apenas com alguns cliques, sendo que as instruções dadas, ficam gravadas e serão executadas automaticamente quando adicionar novos dados!
Neste artigo pretendo mostrar-lhe as diversas opções que estão disponíveis no Power Query para gerir colunas e reduzir linhas.
Eliminar linhas e colunas
Para eliminar linhas e colunas, tem de ir ao separador Home (Base) e nos grupos Manage Columns (Gerir Colunas) e Reduce Rows (Reduzir Linhas) encontra diversas opções:

Eliminar colunas
Para eliminar colunas desnecessárias existem várias formas de o fazer:
1. Manter pressionada a tecla Ctrl, selecionar manualmente as colunas que quer eliminar, ir ao separador Home (Base), grupo Manage Columns (Gerir Colunas) e clicar no ícone por cima do que diz Remove Columns (Remover Colunas):

2. Manter pressionada a tecla Ctrl, selecionar manualmente as colunas que quer manter, ir ao separador Home (Base), grupo Manage Columns (Gerir Colunas), clicar em Remove Columns (Remover Colunas) e depois selecionar a opção Remove Other Columns (Remover Outras Colunas):

3. Carregar com o botão direito do rato e terá as duas opções mencionadas anteriormente:

4. Ir ao separador Home (Base), grupo Manage Columns (Gerir Colunas), clicar no ícone acima do que diz Choose Columns (Escolher Colunas) e selecionar as colunas que pretende manter:


Eliminar linhas
Para eliminar linhas pode optar por escolher determinadas linhas, ou eliminar as que pretende:
1. Ir ao separador Home (Base), grupo Reduce Rows (Reduzir Linhas) e escolher Keep Rows (Manter Linhas), e aparecem-lhe várias opções:

Pode obter por manter as x primeiras linhas, as x últimas linhas, um intervalo de linhas, manter linhas duplicadas ou linhas com erros.
2. Ir ao separador Home (Base), grupo Reduce Rows (Reduzir Linhas) e escolher Remover Rows (Remover Linhas) e também lhe aparecem várias possibilidades:

Pode eliminar as x primeiras linhas, as x últimas linhas, linhas alternadas, remover linhas duplicadas, em branco ou com erros.
Escolher que linhas e colunas quero manter, é das primeiras transformações que faço no Power Query. O melhor de tudo é que tenho de fazer este processo apenas uma vez e da próxima vez que tiver novos dados, basta atualizar e estes passos serão aplicados automaticamente. Acabou-se o corte e costura manual sempre que se extrai um ficheiro de um sistema ou que se recebe um ficheiro de um colega!
Vai começar a aplicar? Conte-me nos comentários!
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