O Power Query é a minha ferramenta preferida para manipular os dados, pois permite automatizar processos e poupar muito tempo.
Pode usar este recurso para limpar e transformar dados provenientes de diversas fontes de dados, e posteriormente usar os dados nas suas análises.
Neste sentido decidi criar este artigo, onde vai ficar a saber:
- O que é;
- Onde está;
- Como funciona;
- Fontes de Dados;
- O editor;
- O que pode fazer;
- Porque deve começar já a aprender a usar o Power Query.
1. O que é o Power Query
Sabe quando extrai um relatório de um sistema, ou um colega lhe envia um ficheiro que costuma usar, e vem num formato feio e difícil de trabalhar? De certeza que já lhe aconteceu isso, a mim já! E todos os meses tem de fazer as mesmas alterações: usar a funcionalidade texto para colunas, apagar colunas, trocar formatos dos dados, apagar linhas, fazer vlookups (procvs) para juntar com outras tabelas… Identifica-se com isto?
Pois bem, o Power Query é A solução!
O Power Query é um suplemento gratuito de ETL (Extract, Transform and Load) que está incorporado dentro Excel e do Power BI Desktop, que permite extrair, transformar e carregar dados das mais diversas fontes de dados.
Este recurso acede aos dados, limpa-os e transforma-os de maneira a que consiga fazer as suas análises de uma forma rápida e eficiente. O melhor de tudo? Quando receber um novo ficheiro, tudo o que tem de fazer é carregar no botão Refresh (Atualizar) e os seus dados serão automaticamente limpos e apresentados da forma que pretende! Consegue imaginar o tempo que vai poupar?
O Power Query grava os passos que fez, automatizando os processos!
Acabaram-se as fórmulas que tornam o ficheiro super pesado, horas e horas passadas a uniformizar e limpar ficheiros para entregar o relatório semanal… A sua vida vai ficar muito mais simples!
O Power Query permite fazer transformações que seriam muito complexas através do VBA (linguagem de programação do Excel)!
Este é também conhecido como Get & Transform Data (Obter e Transformar) desde o Excel 2016, no entanto toda a gente o conhece por Power Query.
Esta ferramenta usa uma linguagem específica, conhecida como “M”, mas não se preocupe, não tem de saber esta linguagem para o conseguir usar, pois este tem várias funcionalidades que funcionam carregando apenas em botões!
2. Onde está o Power Query
O Power Query está incorporado dentro do Excel a partir da versão Excel 2016. Se não sabe como ver a versão do seu Excel, clique aqui.
Se tem a versão Excel 2010 ou 2013, terá de fazer o download do add-in gratuito. Quando tiver instalado, vai aparecer um novo separador chamado Power Query.
Se tiver uma versão posterior a 2016, encontra o Power Query no separador Data (Dados), no grupo Get & Transform Data (Obter e Transformar Dados).

3. Como funciona o Power Query
Para lhe explicar como funciona esta ferramenta, não há melhor do que este exemplo com que me deparei durante a minha pesquisa para escrever este artigo o mais completo possível. Pode ver a explicação completa aqui.
É feita uma comparação com uma máquina numa fábrica de pastelaria, onde o processo é o seguinte:
- Adiciona os ingredientes;
- Faz algumas alterações e ajustes;
- E é criada a massa pronta para ir ao forno.
Depois da máquina estar configurada, o processo pode ser repetido várias vezes e os bolos vão sair iguais todas as vezes.
O Power Query funciona da mesma maneira!
Ora veja o paralelismo:
- Adiciona as fontes de dados (tabelas ou outros ficheiros do Excel, bases de dados, ficheiros CSV, etc) – os ingredientes;
- Transforma os dados com o Power Query – faz as alterações necessárias;
- Carrega o output para o seu ficheiro ou para o data model (Power Pivot) e está pronto para ser usado em pivot tables (tabelas dinâmicas) ou para criar relatórios – massa pronta para ir ao forno.
Depois de ter tudo configurado, pode repetir o processo as vezes que quiser, carregando apenas no botão refresh (atualizar) sempre que alterar os dados.

4. Fontes de Dados
O Power Query permite obter dados de praticamente todo o tipo de fontes. Partilho consigo algumas das fontes de dados atuais do Excel. No entanto, é importante referir que esta lista está constantemente a ser atualizada:

O Power BI tem ainda mais fontes disponíveis, pode ver a lista completa aqui.
5. O editor do Power Query
É no editor do Power Query que vão ocorrer todas as transformações de dados.
O editor é constituído por seis áreas principais:

- Ribbon (Frizo) – idêntico ao do Excel, é onde encontra os vários comandos organizados em separadores;
- Query List (Lista de Consultas) – apresenta todas as queries (consultas) do ficheiro;
- Formula Bar (Barra de Fórmulas) – sempre que carrega num botão, essa transformação tem um código M por trás. Na barra de fórmulas pode ver o código e editá-lo;
- Data Preview (Pré-visualização dos Dados) – visualiza os dados com as transformações atuais aplicadas. Se navegar entre os diferentes passos gravados, consegue ir vendo o resultado das transformações.
- Properties (Propriedades) – é onde pode alterar o nome da query (consulta);
- Applied Steps (Passos Aplicados) – lista de todas as transformações aplicadas aos dados. Pode carregar em cima de cada passo e pré-visualizar os dados na área 4 (Data Preview) e pode eliminar, modificar e reordenar os passos.
6. O que pode fazer com o Power Query
O Power Query tem uma vasta gama de ferramentas integradas de limpeza e transformação de dados disponíveis, que lhe permitem automatizar todas as tarefas, não precisando de saber programar!
São estes botões que lhe permitem automatizar processos, e acabar com as tarefas aborrecidas, repetitivas e que levam muito tempo a executar!

Analise os botões disponíveis no Power Query e pense em algumas das tarefas que executa repetidamente. Cada vez que carrega num botão destes, os passos são gravados e é isso que faz com que seja muito fácil reaplicar aos novos dados.
7. Porque deve começar a usar o Power Query
- Permite-lhe automatizar as tarefas trabalhosas de obtenção e limpeza de dados;
- Não precisa de saber linguagem de programação para automatizar tarefas repetitivas – é uma ótima alternativa ao VBA;
- Permite-lhe poupar muito tempo de trabalho – simplifica as tarefas repetitivas e automatiza os processos;
- E é gratuito!
Conclusão
O Power Query pode parecer complexo por ser algo totalmente novo, mas garanto-lhe que a curva de aprendizagem é muito rápida. É uma ferramenta bastante intuitiva e fácil de entender.
E se despende muito tempo a limpar e transformar os dados para criar relatórios, pivot tables (tabelas dinâmicas) ou gráficos, tem mesmo de começar a usar esta ferramenta poderosíssima. Vai ajudá-lo a automatizar tarefas e processos e acabar com aquelas tarefas repetitivas e monótonas que demoram imenso tempo a executar.
Depois de configurar todos os passos usando este recurso, consegue incluir os novos dados com apenas um clique!
Se quiser aprender mais sobre o Power Query, no nível Avançado do Mini-Curso de Excel tenho um módulo só dedicado a esta ferramenta. Pode ver mais informações aqui.
Gostou deste artigo? Já costuma usar o Power Query? Gostava que escrevesse mais artigos sobre esta ferramenta? Deixe o seu comentário!

2 comentários em “O Power Query pode mudar a sua vida. Descubra como”
Grata pelo conteúdo. Uso muito o excel para trabalhar e analisar dados e descobri recentemente o Power Query. Votos de muito sucesso
Olá Cláudia, o Power Query tem realmente um potencial incrível! Vou dar amanhã uma aula gratuita sobre esse assunto, se ainda não se inscreveu, pode fazê-lo aqui: https://lp.mbi.com.pt/powerquery3x