A informação é cada vez mais valorizada no contexto empresarial, uma vez que as decisões de negócio devem ser tomadas com base em informação, e não em opiniões. Este é o ponto de partida para tudo o que vai ler a seguir.
Ter informação rápida e acessível é essencial para tomar decisões sustentadas e não aleatórias, e tornar o seu negócio mais lucrativo.
No entanto, o excesso de informação, pode dificultar este processo, pois podemos sentirmo-nos perdidos sem saber para onde olhar.
É aí que entram os dashboards, e é esta a razão por se ouvir cada vez mais falar neles, uma vez que estes sintetizam as informações mais relevantes da empresa, facilitando a análise e o processo de tomada de decisão.
Neste artigo vai ficar a saber tudo sobre dashboards:
1. O que é um dashboard;
2. Objetivos;
3. Características;
4. Dicas para a construção de um dashboard;
5. Exemplos.
O que é um Dashboard?
Antes de responder a esta pergunta, vou começar por lhe falar sobre a origem desta expressão.
Dashboard ou Painel de Controlo, tem origem na indústria automóvel e representa o painel de instrumentos de um carro.
Neste painel, que contém pouco espaço, com um só olhar consegue visualizar as informações mais importantes: a velocidade, rotações do motor, nível do combustível, se a temperatura e a pressão do óleo estão normais, se as luzes estão ligadas…
Os dashboards nas empresas têm o mesmo objetivo: compilar as informações mais importantes num só painel, e que com um só olhar seja possível absorver uma grande quantidade de informação.
Portanto esta relação faz todo o sentido, uma vez que tanto num carro como num negócio é preciso estar ciente de tudo o que está a acontecer, para garantir que se está a ir no caminho certo e agir rápido.
Desta forma, um dashboard é uma ferramenta que representa visualmente as informações mais importantes de uma empresa, de um departamento ou de um projeto específico, através de métricas e indicadores, facilitando o processo de tomada de decisão.
Objetivos de um Dashboard
As empresas têm cada vez mais acesso a um grande volume de dados e é importante transformar esses dados em informações relevantes para ajudar nas decisões e na definição de estratégias.
Por isso não basta apenas olhar para dados. É preciso saber interpretá-los. E para isso, é essencial visualizá-los de forma organizada. E é esse o propósito de um dashboard. É mais fácil acompanhar métricas e indicadores do que olhar para uma quantidade elevada de dados e tirar conclusões.
Sendo assim, um dashboard tem como principais objetivos:
- Mostrar indicadores e métricas de forma clara e objetiva;
- Apoiar a tomada de decisão;
- Acompanhar o desempenho da empresa;
- Monitorizar os dados em tempo real;
- Promover uma comunicação efetiva nas equipas.
Características de um Dashboard
O dashboard é uma ferramenta muito útil que:
- Apresenta informações de forma organizada, clara e objetiva, através de métricas e indicadores de desempenho (KPI);
- Representa a informação principalmente através de gráficos;
- É totalmente personalizável;
- Entrega informações de forma eficiente, interativa e automática;
- Consolida informações de diversas fontes;
- Apresenta informações de forma inteligente e em tempo real;
- Sintetiza a informação num painel;
- É essencial em todas as áreas de uma empresa: Operações, Financeira, Marketing, Recursos Humanos, entre outras.
Dicas para a construção de um Dashboard
Como já foi referido anteriormente, um dashboard é uma ferramenta que representa a informação de uma forma clara, objetiva e visual.
O que deve ter em atenção quando desenvolve um dashboard:
1. Defina o objetivo do dashboard
Decidiu criar um dashboard. Mas porquê? Qual a finalidade dele? Este é o primeiro passo que deve fazer.
2. Defina as perguntas às quais quer encontrar as respostas
Depois de definir o objetivo principal do dashboard, defina que perguntas é que quer encontrar as respostas quando olhar para o dashboard.
E defina que métricas e indicadores vai usar para ajudar a responder às perguntas que definiu.
3. Evite o excesso de informações
O dashboard deve ser objetivo e de fácil leitura, e deve responder apenas às perguntas que definiu previamente. Se tentar colocar demasiadas informações no dashboard, este perde a sua razão de ser e o senso de prioridade.
4. Crie um layout bonito e apelativo
O design do seu dashboard é importante e por isso crie um layout bonito e apelativo.
Comece por definir a identidade visual do seu dashboard escolhendo que cores vai usar. Geralmente recomendo usar o logótipo da empresa como ponto de partida.
5. Evite demasiadas cores e efeitos
O foco do dashboard é a visualização fácil, clara e objetiva. Por isso evite usar cores muito vibrantes, que ferem os olhos e evite colocar demasiadas cores, pois isso causa um aspeto cansativo, desorganizado e pode atrapalhar a visualização.
Evite também adicionar demasiadas sombras e efeitos 3D.
Exemplos
Para entender melhor o que é um dashboard, deixo-lhe alguns exemplos de dashboards construídos por mim. Pode ver mais detalhes dos projetos desenvolvidos aqui.
Os dashboards aplicam-se a qualquer tipo de negócio e são uma ferramenta muito poderosa, que permitem poupar muito tempo, assim como ter a informação acessível sempre que necessário para se analisar tendências, identificar problemas, definir soluções e tomar decisões estratégicas para o crescimento da empresa.
A informação está dispersa e muitas vezes o tempo é usado para produzir a informação e não para analisar os dados e agir sobre eles. Se parar para pensar quanto tempo precisa para ter as informações que precisa, vai ver que perde muito tempo a agregar todos os dados para conseguir responder às perguntas que pretende. A solução para isso é um dashboard.
Agora que já sabe o que é um dashboard, para que serve e as suas vantagens, está na hora de criar o seu!
Se quiser aprender a criar o seu primeiro dashboard, conheça a Masterclass onde explico o passo-a-passo do meu método de criação de dashboards aqui.
Gostou deste artigo? Gostava que abordasse outro tema relacionado com Dashboards? Deixe o seu comentário!
2 Responses
A explicação de todo o conceito de dashboard e do que deve conter foi excelente e sucinta. Agradecido pelo ótimo artigo, continue o bom trabalho!
Que bom que gostou Filipe! Muito obrigada pelo feedback! 🙂