fbpx

Tudo sobre Dashboards: o que é um dashboard e quais os objetivos

Computador com um Dashboard aberto

A informação é cada vez mais valorizada no contexto empresarial, uma vez que as decisões de negócio devem ser tomadas com base em informação, e não em opiniões. Este é o ponto de partida para tudo o que vai ler a seguir.

Ter informação rápida e acessível é essencial para tomar decisões sustentadas e não aleatórias, e tornar o seu negócio mais lucrativo.

No entanto, o excesso de informação, pode dificultar este processo, pois podemos sentirmo-nos perdidos sem saber para onde olhar.

É aí que entram os dashboards, e é esta a razão por se ouvir cada vez mais falar neles, uma vez que estes sintetizam as informações mais relevantes da empresa, facilitando a análise e o processo de tomada de decisão.

Neste artigo vai ficar a saber tudo sobre dashboards:

     1. O que é um dashboard;
     2. Objetivos;
     3. Características;
     4. Dicas para a construção de um dashboard;
     5. Exemplos.

O que é um Dashboard?

Antes de responder a esta pergunta, vou começar por lhe falar sobre a origem desta expressão.

Dashboard ou Painel de Controlo, tem origem na indústria automóvel e representa o painel de instrumentos de um carro.

Neste painel, que contém pouco espaço, com um só olhar consegue visualizar as informações mais importantes: a velocidade, rotações do motor, nível do combustível, se a temperatura e a pressão do óleo estão normais, se as luzes estão ligadas…

Os dashboards nas empresas têm o mesmo objetivo: compilar as informações mais importantes num só painel, e que com um só olhar seja possível absorver uma grande quantidade de informação.

Portanto esta relação faz todo o sentido, uma vez que tanto num carro como num negócio é preciso estar ciente de tudo o que está a acontecer, para garantir que se está a ir no caminho certo e agir rápido.

Desta forma, um dashboard é uma ferramenta que representa visualmente as informações mais importantes de uma empresa, de um departamento ou de um projeto específico, através de métricas e indicadores, facilitando o processo de tomada de decisão.

Objetivos de um Dashboard

As empresas têm cada vez mais acesso a um grande volume de dados e é importante transformar esses dados em informações relevantes para ajudar nas decisões e na definição de estratégias.

Por isso não basta apenas olhar para dados. É preciso saber interpretá-los. E para isso, é essencial visualizá-los de forma organizada. E é esse o propósito de um dashboard. É mais fácil acompanhar métricas e indicadores do que olhar para uma quantidade elevada de dados e tirar conclusões.

Sendo assim, um dashboard tem como principais objetivos:

  • Mostrar indicadores e métricas de forma clara e objetiva;
  • Apoiar a tomada de decisão;
  • Acompanhar o desempenho da empresa;
  • Monitorizar os dados em tempo real;
  • Promover uma comunicação efetiva nas equipas.

Características de um Dashboard

O dashboard é uma ferramenta muito útil que:

  • Apresenta informações de forma organizada, clara e objetiva, através de métricas e indicadores de desempenho (KPI);
  • Representa a informação principalmente através de gráficos;
  • É totalmente personalizável;
  • Entrega informações de forma eficiente, interativa e automática;
  • Consolida informações de diversas fontes;
  • Apresenta informações de forma inteligente e em tempo real;
  • Sintetiza a informação num painel;
  • É essencial em todas as áreas de uma empresa: Operações, Financeira, Marketing, Recursos Humanos, entre outras.

Dicas para a construção de um Dashboard

Como já foi referido anteriormente, um dashboard é uma ferramenta que representa a informação de uma forma clara, objetiva e visual.

O que deve ter em atenção quando desenvolve um dashboard:

1. Defina o objetivo do dashboard

Decidiu criar um dashboard. Mas porquê? Qual a finalidade dele? Este é o primeiro passo que deve fazer.

2. Defina as perguntas às quais quer encontrar as respostas

Depois de definir o objetivo principal do dashboard, defina que perguntas é que quer encontrar as respostas quando olhar para o dashboard.

E defina que métricas e indicadores vai usar para ajudar a responder às perguntas que definiu.

3. Evite o excesso de informações

O dashboard deve ser objetivo e de fácil leitura, e deve responder apenas às perguntas que definiu previamente. Se tentar colocar demasiadas informações no dashboard, este perde a sua razão de ser e o senso de prioridade.

4. Crie um layout bonito e apelativo

O design do seu dashboard é importante e por isso crie um layout bonito e apelativo.

Comece por definir a identidade visual do seu dashboard escolhendo que cores vai usar. Geralmente recomendo usar o logótipo da empresa como ponto de partida.

5. Evite demasiadas cores e efeitos

O foco do dashboard é a visualização fácil, clara e objetiva. Por isso evite usar cores muito vibrantes, que ferem os olhos e evite colocar demasiadas cores, pois isso causa um aspeto cansativo, desorganizado e pode atrapalhar a visualização.

Evite também adicionar demasiadas sombras e efeitos 3D.

Exemplos

Para entender melhor o que é um dashboard, deixo-lhe alguns exemplos de dashboards construídos por mim. Pode ver mais detalhes dos projetos desenvolvidos aqui.

Os dashboards aplicam-se a qualquer tipo de negócio e são uma ferramenta muito poderosa, que permitem poupar muito tempo, assim como ter a informação acessível sempre que necessário para se analisar tendências, identificar problemas, definir soluções e tomar decisões estratégicas para o crescimento da empresa.

A informação está dispersa e muitas vezes o tempo é usado para produzir a informação e não para analisar os dados e agir sobre eles. Se parar para pensar quanto tempo precisa para ter as informações que precisa, vai ver que perde muito tempo a agregar todos os dados para conseguir responder às perguntas que pretende. A solução para isso é um dashboard.

Download de ebook 5 dicas de excel

Agora que já sabe o que é um dashboard, para que serve e as suas vantagens, está na hora de criar o seu!

Se precisar de ajuda para construir os seus dashboards, pode saber mais aqui.

Gostou deste artigo? Gostava que abordasse outro tema relacionado com Dashboards? Deixe o seu comentário!

Partilhe este artigo

Maria Braga

Maria Braga

Licenciada em Gestão e Mestre em Finanças, premiada pela Microsoft com o Prémio MVP (Microsoft Valuable Professional), começou a trabalhar na área da banca, passou pelo mundo das startups até criar o seu próprio negócio. Apaixonada por Excel, pretende ajudar profissionais a tomarem decisões lucrativas, através de Dashboards, e a economizar tempo e aumentar a produtividade com o Excel, através de formações e cursos online.

Artigos Relacionados

2 comentários em “Tudo sobre Dashboards: o que é um dashboard e quais os objetivos

  1. Filipe Gonçalo Rodrigues Responder

    A explicação de todo o conceito de dashboard e do que deve conter foi excelente e sucinta. Agradecido pelo ótimo artigo, continue o bom trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisa

Mais Artigos

CATEGORIAS

Receba as últimas novidades

Subscreva a Newsletter

Receba conteúdos exclusivos sobre Excel!

CONTACTOS

+351 91 230 94 77

Portugal

NEWSLETTER

REDES SOCIAIS

MBi – Excelerate Your Business © 2020 | Todos os Direitos Reservados