fbpx

Como retirar o “Sum of” das Pivot Tables

Imagem destaque artigo como retirar sum of das pivot tables

Neste artigo poderá aprender uma dica relacionada com pivot tables, conhecidas em português como tabelas dinâmicas: como retirar o Sum of das Pivot Tables, ou seja, do nome de cada coluna das pivot tables.

Para quem não está familiarizado com as tabelas dinâmicas, recomendo que leia este artigo, pois as Pivot Tables são um dos recursos mais poderosos do Excel, que permitem resumir uma grande quantidade de dados em segundos!

No meu Blog pode também encontrar outros artigos com dicas relacionados com as pivot tables, basta colocar na barra de pesquisa e encontrará facilmente.

 

Retirar o “Sum of” das Pivot Tables

 

Quando adiciona campos à área dos valores, obtém uma pivot table (tabela dinâmica) semelhante à indicada abaixo:

Exemplo de pivot table

Se reparar, o nome de cada coluna começa com “Sum of” (Soma de), seguido do nome do campo que adicionou à área de valores.

Contudo, o ideal seria que aparecesse na coluna apenas o nome de cada campo, sem o “Sum of”.

Pode tentar apagar a parte “Sum of “ de duas formas:

  1. Diretamente na barra de fórmulas:
sum of das pivot tables

2. Na janela de definições que abre ao clicar duas vezes em cima da célula que quer alterar o nome:

sum of das pivot tables - janela definições

No entanto, se tentar retirar tudo o que está antes do nome da coluna, irá obter o seguinte erro:

erro pivot tables

Este erro indica-nos que este nome já existe na pivot table e, por isso, não pode ser o nome da coluna.

 

 

 

Para contornar este erro, a sugestão que tenho para si é que deixe o espaço que existe após o “of”(de) e antes do nome que pretende atribuir à coluna. Isto é, em vez de eliminar “Sum of “ (com um espaço no fim), elimine apenas “Sum of” (sem o espaço no fim).

sum of das pivot tables - completo
sum of das pivot tables - espaço

Desta forma já consegue retirar o “Sum of” das pivot tables e visualmente obtém o mesmo resultado:

Pivot table depois de retirar Sum of

Caso pretenda eliminar os “Sum of” de várias colunas em simultâneo, pode substituir todos de uma vez utilizando a ferramenta Replace (Substituir), que tem como atalho Ctrl + H (Ctrl + U se tiver o Excel em Português):

Ferramenta Replace excel

E basta clicar em Replace All (Substituir todos). Desta forma, de uma só vez, elimina todos os Sum of das pivot tables.

 

Esta foi a dica número 9 da Live Dicas EXCELentes, cuja gravação ainda está disponível no Youtube. Por isso, se preferir pode ter acesso a este conteúdo em vídeo, a partir do minuto 48:05:

Já conhecia este truque? Se ainda não conhecia, como fazia para contornar esta dificuldade? Conte-me nos comentários!

Download de ebook 5 dicas de excel

Partilhe este artigo

Maria Braga

Maria Braga

Licenciada em Gestão e Mestre em Finanças, premiada pela Microsoft com o Prémio MVP (Microsoft Valuable Professional), começou a trabalhar na área da banca, passou pelo mundo das startups até criar o seu próprio negócio. Apaixonada por Excel, pretende ajudar profissionais a tomarem decisões lucrativas, através de Dashboards, e a economizar tempo e aumentar a produtividade com o Excel, através de formações e cursos online.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisa

Mais Artigos

CATEGORIAS

Receba as últimas novidades

Subscreva a Newsletter

Receba conteúdos exclusivos sobre Excel!

CONTACTOS

+351 91 230 94 77

Portugal

NEWSLETTER

REDES SOCIAIS

MBi – Excelerate Your Business © 2020 | Todos os Direitos Reservados