fbpx

Qual é a diferença entre transformar ou adicionar coluna no Power Query?

Imagem destaque artigo Transformar ou adicionar coluna no Power Query

O Power Query é uma ferramenta incrível de transformação e manipulação de dados, que permite automatizar processos e reduzir tarefas repetitivas, poupando horas e horas de trabalho… Tudo isto sem precisar de saber programar!

São inúmeras as transformações disponíveis mas, por vezes, pode surgir a questão se deve transformar ou adicionar coluna no Power Query.

Neste artigo vou explicar-lhe qual a diferença entre as duas opções!

Transformar vs Adicionar Coluna

Se reparar nos separadores Transform (Transformar) e Add Column (Adicionar Coluna) há funcionalidades idênticas, como as que indico abaixo:

Separador Transform (Transformar)

Separador Transform (Transformar)

Separador Add Column (Adicionar Coluna)

Separador Add Column (Adicionar Coluna)

Nota: Se reparar, a funcionalidade Split Column (Dividir coluna) do grupo de Texto apenas existe no separador Transform (Transformar).

Então qual é a diferença entre estes dois separadores? Qual usar em cada situação?

Quando utiliza o separador Transform (Transformar) substitui a coluna original pela transformação efetuada e quando utiliza o separador Add Column (Adicionar Coluna) adiciona uma nova coluna com a transformação e mantém a coluna original.

Para ser mais fácil perceber a diferença entre os dois separadores vamos a um exemplo, usando a funcionalidade Extract (Extrair).

À lista de artigos quer retirar (extrair) o nome do artigo:

Base de dados para Transformar ou adicionar coluna no Power Query

Como pode verificar, o nome do artigo está após a última barra (\):

Extrair parte do texto da base de dados

Para retirar esta parte da informação, deve usar a funcionalidade Extract (Extrair) que existe em ambos os separadores:

Funcionalidade Extract (Extrair) no separador Transform (Transformar)
Funcionalidade Extract (Extrair) no separador Add Column (Adicionar Coluna)

Através do separador Transform (Transformar)

Se fizer a transformação pretendida através do separador Transform (Transformar), a coluna original é substituída, ficando apenas com uma coluna:

Transformar ou adicionar coluna no Power Query - utilizar primeira opção

Através do separador Add Column (Adicionar Coluna)

Se usar a opção do separador Add Column (Adicionar Coluna), a coluna original é mantida, e é adicionada uma nova:

Transformar ou adicionar coluna no Power Query - utilizar segunda opção

Resumindo, caso o objetivo seja manter a coluna original e adicionar uma nova coluna com a transformação pretendida, tem de utilizar o separador Add Column (Adicionar Coluna). Se, por outro lado, o objetivo for apenas ter uma coluna com o objetivo final, deve escolher o separador Transform (Transformar).

Espero que agora já consigo perceber qual é a diferença entre transformar ou adicionar coluna no Power Query e que saiba escolher qual a opção que melhor se adequa ao seu objetivo!

Caso pretenda aprender mais sobre Power Query e queira dominar esta ferramenta, inscreva-se na lista de espera do curso Power Query 4All, o meu curso completo de Power Query.

Download de ebook 5 dicas de excel

Partilhe este artigo

Maria Braga

Maria Braga

Licenciada em Gestão e Mestre em Finanças, premiada pela Microsoft com o Prémio MVP (Microsoft Valuable Professional), começou a trabalhar na área da banca, passou pelo mundo das startups até criar o seu próprio negócio. Apaixonada por Excel, pretende ajudar profissionais a tomarem decisões lucrativas, através de Dashboards, e a economizar tempo e aumentar a produtividade com o Excel, através de formações e cursos online.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisa

Mais Artigos

CATEGORIAS

Receba as últimas novidades

Subscreva a Newsletter

Receba conteúdos exclusivos sobre Excel!

CONTACTOS

+351 91 230 94 77

Portugal

NEWSLETTER

REDES SOCIAIS

MBi – Excelerate Your Business © 2020 | Todos os Direitos Reservados