Para simplificar bases de dados e reduzir o tamanho de ficheiros, uma das primeiras transformações que se costuma fazer ao utilizar o Power Query é escolher apenas as colunas que se pretende manter na base de dados. Contudo, um erro comum ao utilizar esta ferramenta surge da decisão entre escolher ou remover colunas.
Há várias formas de eliminar colunas de forma rápida no Power Query. No entanto, é necessário ter em consideração a forma como se faz a seleção das colunas pretendidas (opção de escolher ou remover colunas), pois essa ação pode ter impacto no resultado final.
Remover colunas no Power Query
Pode optar por remover colunas utilizando por exemplo a opção Remove Columns (Remover Colunas), disponível no separador Home (Base), no grupo Manage Columns (Gerir Colunas):

Como alternativa, pode usar a tecla delete após selecionar as colunas que pretende remover.
Deste modo, elimina as colunas que não pretende manter, ficando registado no código M o nome das colunas que não interessam:

Neste caso, se for acrescentada uma nova coluna à base de dados, esta irá ser considerada na análise.
Escolher colunas no Power Query
Por outro lado, pode optar por escolher as colunas que pretende manter. Para isso, tem de ir ao separador Home (Base), grupo Manage Columns (Gerir Colunas) e clicar no ícone acima do que diz Choose Columns (Escolher Colunas):

Assim, seleciona as colunas que pretende manter na base de dados e serão essas que ficam registadas no código M:

Portanto, se por exemplo eliminar da base de dados original colunas que não lhe interessam, não terão impacto nas transformações efetuadas dentro do Power Query.
Em resumo, a melhor opção entre escolher ou remover colunas é escolher sempre as colunas que quer utilizar através das funcionalidades Choose Columns (Escolher Colunas) ou Remove Other Columns (Remover Outras Colunas), porque assim os nomes das colunas irrelevantes não irão ser considerados no código M da query (consulta) e não trarão problemas futuramente.
Normalmente as fontes de dados vêm com várias colunas irrelevantes, que apenas tiram performance ao ficheiro e portanto escolher as colunas que quero manter é das primeiras transformações que faço no Power Query.
Caso pretenda saber mais sobre Power Query e queira dominar esta ferramenta, inscreva-se na lista de espera do curso Power Query 4All, o meu curso completo de Power Query.
