Como guardar um gráfico personalizado como modelo no Excel

Secretária com um portátil com um gráfico personalizado no ecrã

Costuma criar vários gráficos no Excel, personaliza um gráfico ao seu gosto, e depois tem de repetir o mesmo processo para todos os outros? Se sim, tem de ler este artigo até ao fim. Vou ensinar-lhe a criar um gráfico personalizado e a guardar esse gráfico como modelo, para poder utilizá-lo como base para outros gráficos semelhantes, ajudando-o a poupar muito tempo.

Porque guardar um gráfico personalizado como modelo

Para lhe explicar porque deve guardar um gráfico personalizado como modelo, vou ilustrar com o seguinte exemplo:

A base de dados contém dados sobre o produto vendido e a respetiva quantidade e valor, conforme tabela abaixo:

Tabela em excel com os produtos, quantidades e valores vendidos

Pretende-se criar um gráfico para analisar as vendas em quantidade por produto. Para tal, é necessário inserir um simples gráfico de colunas:

Gráfico simples de colunas

Este gráfico não está com o aspeto visual pretendido, portanto vou fazer as alterações que quero:

Gráfico personalizado com vendas em quantidade

Agora pretendo inserir um gráfico igual ao anterior, mas com as vendas em valor… O que faria? Repetia todas as formatações novamente. Mas e se tiver um relatório com 10 gráficos? Imagine o tempo que perde a formatar todos os gráficos um por um…!

A solução é, após formatar um gráfico à sua medida, guardá-lo como modelo, e usar o modelo nos restantes gráficos, evitando ter de repetir todas as formatações novamente e possibilitando manter a identidade visual em todos eles.

Como guardar um gráfico como modelo

Para guardar um gráfico personalizado como modelo, selecione o gráfico que pretende guardar como modelo, carregue com o botão direito do rato e escolha a opção Save as Template (Guardar como Modelo), atribua um nome a esse gráfico e carregue em Save (Guardar):

Funcionalidade Save as Template
Pasta onde ficam guardados gráficos modelos da Microsoft

Agora para introduzir o gráfico pretendido (vendas em valor) vai usar o gráfico que guardou.

Para tal, selecione os dados que pretende inserir no gráfico, selecione o separador Insert (Inserir), grupo Charts (Gráficos) e escolha Recommended Charts (Gráficos Recomendados):

Separador Insert, Funcionalidade Recommended Charts

De seguida, carregue em All Charts (Todos os Gráficos), selecione a pasta Templates (Modelos), escolha o gráfico que pretende usar e clique OK. É nesta pasta que ficam todos os gráficos que foram guardados como modelo e que podem ser utilizados como base para a criação de outros gráficos.

Inserir gráfico recomendado
Gráficos templates

E eis o resultado! Um gráfico visualmente igual ao das Vendas em Quantidade, introduzido de uma forma rápida e eficiente!

Gráfico personalizado com vendas em valor

Se preferir, pode aprender a guardar um gráfico personalizado como modelo em vídeo:

Esta funcionalidade permite simplificar a construção de gráficos: crie um gráfico, efetue todas as formatações necessárias para deixar conforme a identidade visual da empresa e guarde o gráfico personalizado como modelo. Da próxima vez que precisar de criar o gráfico, em vez de fazer todo o processo de construção e formatação, pode iniciá-lo a partir do modelo guardado anteriormente.

download gratuito e-book 5 dicas de excel

O que achou? Muito útil, certo? Guarde todos os modelos que precisar, e use-os como base para os gráficos futuros! Desta forma consegue poupar muito tempo no que diz respeito à formatação dos seus gráficos.

PARTILHE ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Maria Braga

Maria Braga

Licenciada em Gestão e Mestre em Finanças, começou a trabalhar na área da banca, passou pelo mundo das startups até criar o seu próprio negócio. Apaixonada por Excel, pretende ajudar profissionais a tomarem decisões lucrativas, através de Dashboards, e a economizar tempo e aumentar a produtividade com o Excel.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MBi – Excelerate Your Business © 2020 | Todos os Direitos Reservados