Sou MVP – um sonho tornado realidade! Mas o que significa Microsoft MVP?

Computador com site da Microsoft aberto no perfil detalhado de Maria Braga, Microsoft MVP em 2021

No dia 2 de fevereiro de 2021, acordei, ainda estava na cama a ler os meus e-mails quando vejo um e-mail da Microsoft com o título “Parabéns, MVP 2021 da Microsoft!” que começava assim:

E-mail recebido da Microsoft

Confesso que desatei a chorar de alegria.

Foi mesmo um sonho tornado realidade! Este prémio era algo que, na minha cabeça, “um dia amava receber”, mas nunca pensei que o conseguisse tão cedo.

Foi uma honra ter sido nomeada para receber este prémio. Fui nomeada pelo Miguel Félix, outro MVP, em novembro de 2020. Quando isso aconteceu deu-me um clique e defini como objetivo para 2021 ganhar o Prémio MVP. Não o receber em 2021, mas sim referente ao trabalho desenvolvido em 2021. E nunca pensei que fosse possível ganhá-lo relativamente a 2020!

Todos os meus ídolos do Excel são MVP. É com eles que aprendo muito do que sei hoje. E pertencer a este grupo… não tenho palavras!

Ganhei o MVP na categoria Office Apps & Services, na área de contribuição Excel.

Mas afinal…

O que é o Prémio Microsoft MVP?

Logótipo Microsoft MVP Most Valuable Professional

Prémio Microsoft MVP (Most Valuable Professional) foi desenvolvido pela Microsoft há mais de 20 anos e tem como objetivo reconhecer os especialistas em tecnologia, que contribuem na divulgação dos produtos e serviços da Microsoft com a comunidade. É a forma da Microsoft dizer Obrigado.

Palavras da Microsoft: “Os MVPs da Microsoft são um grupo restrito de especialistas que representam os melhores entre os melhores da tecnologia e que partilham um compromisso sério para com as respetivas comunidades.”

Este é um prémio que é avaliado e renovável de 12 em 12 meses, conforme o contributo nesse período para a comunidade.

A forma como vejo este prémio é a “Estrela Michelin” do Excel. 😊

Existem cerca de 3.000 MVPs espalhados pelo mundo nas diversas categorias em 90 países/regiões. Em Portugal, em fevereiro de 2021, existem 21 MVPs e apenas 4 (543 no mundo) na categoria em que estou inserida (Office Apps & Services):

4 Portugueses com reconhecimento MVP em Office Apps & Services
Fonte: https://mvp.microsoft.com/pt-pt/MvpSearch?ex=Office+Apps+%26+Services&lo=Portugal&sc=e

É um enorme prazer fazer parte desta comunidade, porque além de estar rodeada de especialistas, faço agora parte de um grupo onde a partilha e a entreajuda é algo que predomina.

O que é preciso para ser um MVP?

Não existe uma lista objetiva de requisitos necessários para receber o prémio Microsoft MVP, no entanto deixo algumas guidelines que considero terem sido importantes para me ser atribuída esta distinção:

    • É necessário ter paixão por aquilo que faz. Considero que este é dos pontos mais importantes. Todos os MVPs são apaixonados pelas áreas de contribuição a que pertencem. A verdade é que é muito mais fácil falar e ajudar os outros em áreas que adoramos, não é? Eu adoro, genuinamente, o Excel, e julgo conseguir transmitir essa paixão quando falo sobre “ele”. Como muitas vezes me dizem “os teus olhos até brilham quando falas do Excel”.
    • Obviamente, ser especialista. De nada adianta ser apaixonado por uma área e não ser especialista nela. Se estiver a dar os primeiros passos numa área que adora, trabalhe, estude, partilhe, ajude os outros e, quando se sentir especialista, faça com que a Microsoft o conheça.
    • Impacto na comunidade. Pode adorar o que faz, pode ser especialista no que faz, mas se não partilhar isso com a comunidade, não terá como provar que tem tudo para merecer o reconhecimento da Microsoft. Partilhe conteúdo gratuito num blog, redes sociais, Youtube, faça webinars/workshops… Simplesmente partilhe com a comunidade aquilo que adora e que é especialista!

Benefícios associados

Este prémio não é (diretamente) remunerado, mas tem vários benefícios:

    • Reconhecimento como especialista/autoridade, visibilidade, valorização no mercado – e, na minha opinião, estes são dos maiores benefícios deste prémio;
    • Contacto direto com especialistas de todo o mundo;
    • Acesso antecipado a produtos da Microsoft;
    • Comunicação direta com a equipa de produtos;
    • Suporte técnico;
    • Participação no Global MVP Summit;
    • Assinatura Office 365;
    • Licença Linkedin Learning;
    • Entre muitos outros!

Entretanto já recebi o Kit do Prémio MVP, pelo que partilho aqui o registo fotográfico:

Maria Braga com kit prémio Microsoft MVP
Kit prémio Microsoft MVP

Qual o processo para obter a distinção?

Para se habilitar a receber o Prémio MVP pela Microsoft tem de ser nomeado de uma de duas maneiras:

  • por um Microsoft MVP ou
  • por um funcionário em tempo integral da Microsoft.

Depois é necessário preencher um (longoooo) formulário onde tem de demonstrar todo o impacto positivo e influência que teve na comunidade técnica.

Após o preenchimento do formulário, devido ao elevado número de candidaturas que a Microsoft recebe, dão um prazo de 90 dias para análise.

O meu Perfil Microsoft MVP

Ainda não acredito que faço parte deste grupo incrível! Pode ver no meu perfil a minha biografia e algumas das minhas contribuições na comunidade.

Perfil detalhado de Maria Braga, Microsoft MVP em 2021
Fonte: https://mvp.microsoft.com/en-us/PublicProfile/5004147?fullName=Maria%20Braga

Há muito tempo que acompanho o trabalho de vários Excel MVPs. Como referi, é com eles que aprendo muitas funcionalidades/truques/dicas novas. Receber e-mails e ter contacto direto com eles, é algo que nunca pensei que viesse a acontecer tão cedo.

Mas sei que é merecido. Têm sido muitas horas de trabalho, dedicação e persistência para chegar aqui (ainda que não tivesse este objetivo definido no curto prazo – até novembro do ano passado).

Amo partilhar conhecimento e é algo que pretendo continuar a fazer por muito tempo. Agora que já sou MVP, o próximo objetivo é fazer por merecer continuar a ser detentora deste prémio todos os anos, partilhando novidades e dicas sobre Excel consigo.

Conte-me nos comentários de que forma o posso ajudar!

download gratuito e-book 5 dicas de excel

PARTILHE ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Maria Braga

Maria Braga

Licenciada em Gestão e Mestre em Finanças, começou a trabalhar na área da banca, passou pelo mundo das startups até criar o seu próprio negócio. Apaixonada por Excel, pretende ajudar profissionais a tomarem decisões lucrativas, através de Dashboards, e a economizar tempo e aumentar a produtividade com o Excel.

ARTIGOS RELACIONADOS

4 comentários em “Sou MVP – um sonho tornado realidade! Mas o que significa Microsoft MVP?

  1. Ewerton Silva Responder

    Parabéns, Maria!
    Você mereceu!
    Grande abraço daqui do Brasil!!

  2. Manuela Regueiras Responder

    Muitos parabéns!
    Também eu gosto muito do Excel (é a aplicação que mais uso no trabalho) e tenho gostado muito das suas partilhas por aqui. Algumas coisas já conheço, mas aproveita-se sempre alguma coisa. Obrigada pelos contributos!
    Manuela

    • Maria Braga Autor do artigoResponder

      Muito obrigada pelo seu comentário Manuela. Fico contente que goste do que vou partilhando, continue a acompanhar, pois tenciono partilhar cada vez mais conteúdo de valor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MBi – Excelerate Your Business © 2020 | Todos os Direitos Reservados