Identidade visual: personalize o branding da sua empresa no Excel

Secretária com computador, capa identidade visual

A identidade visual é essencial para identificar uma marca.

Imagine que tem uma análise para enviar, quer seja interna ou externamente, e não se preocupa com as cores do seu ficheiro. As cores da sua empresa são laranja e verde, e o ficheiro que envia está todo em amarelo. Quem vai ver a análise não vai logo associar que é uma análise proveniente da sua empresa. Se enviar o ficheiro de acordo com a imagem da sua empresa, além de ser muito mais profissional, quem o abrir vai logo associar de onde vem. Muito melhor, não acha?

Acredito que o que está a pensar agora é “mas eu não tenho tempo para perder a formatar tudo nas cores certas para uma simples análise”. Compreendo. Mas e se eu lhe disser que tem de configurar a paleta de cores da sua empresa apenas uma única vez e que pode usar em projetos futuros?

É verdade. Não perca mais tempo a configurar as cores dos textos, gráficos e tabelas para ficarem todos com a mesma identidade visual!

E mais… pode também configurar o tipo de letra da sua empresa. E ainda guardar a combinação da paleta de cores e do tipo de letra como um tema! E, da próxima vez que necessitar de criar um novo ficheiro basta selecionar o tema que gravou e voilá, todo o seu ficheiro está com a identidade visual pretendida, com um único clique.

Para explicar como configurar temas no Excel, escolhi como exemplo o BPI. A ideia é colocar as análises de acordo com a identidade visual do BPI. Qual das imagens seguintes acha que representa melhor o BPI? Dá para perceber a diferença, certo?

Antes:

Gráfico com cores antes de configurar a identidade visual do BPI

Depois:

Gráfico com cores após configurar a identidade visual do BPI

Paleta de cores pré-definida

Se reparar, sempre que
abre um ficheiro de Excel e escolhe as cores de preenchimento, das letras,
tabelas, gráficos, etc, aparecem sempre as mesmas cores. A paleta que aparece
é a paleta de cores pré-definida do Office.

Palete de cores pre-definida do Office

No entanto, podemos personalizar a paleta de cores para aparecerem as cores de acordo com a identidade visual da empresa. É isso que lhe vou explicar como fazer de seguida.

Descobrir a identidade visual da empresa

Nem todas as empresas têm um manual de marca (brand book) disponível onde diz quais são as cores exatas da empresa. Caso tenha acesso a essa informação, perfeito, pode saltar o passo seguinte (do Power Point). Se não tem como saber a cores exatas, siga o passo seguinte.

Costumo utilizar o logótipo da empresa como ponto de partida e recorro ao Power Point como ferramenta auxiliar para identificar as cores exatas.

Abra o Power Point e comece por introduzir a imagem do logótipo no ficheiro. De seguida, clique no menu Insert (Inserir), Shapes (Formas) e escolha uma forma à sua escolha.

Inserir retângulo (formas) no PowerPoint

Com o retângulo selecionado, no menu Shape Format (Formatar), clique em Shape Fill (Preenchimento da Forma) e depois em Eyedropper (Selecionador de Cores):

Selecionador de cores no PowerPoint

De seguida, passe com o rato em cima da cor que precisa de descobrir o código RGB. O código RGB é a abreviatura de um sistema de cores em que o Vermelho (Red), o Verde (Green) e o Azul (Blue) são combinados de várias formas de modo a reproduzir um largo espetro cromático. No exemplo, para a cor laranja é RGB(227,78,38). Registe esse código (num papel, ou diretamente no retângulo, onde achar mais simples) e faça o mesmo para as restantes cores (no caso do logótipo do BPI, além do laranja, apenas para a cor azul).

Código RGB do logotipo do BPI

Configurar a paleta de cores associadas à identidade visual da empresa

De regresso ao Excel, vá ao separador Page Layout (Esquema de Página), grupo Themes (Temas), Colors (Cores) e selecione Customize Colors (Personalizar Cores).

 

Recomendo que defina as cores do Accent 1 ao Accent 6 (Cor 1 à Cor 6).

Como configurar a palete de cores para definir a identidade visual no Excel

No Accent 1 (Cor 1), carregue na setinha e depois em More Colors (Mais Cores) e introduza as coordenadas RGB, para Red, Green e Blue (Vermelho, Verde e Azul), que identificou com auxílio do Power Point. Repita o processo para as cores seguintes.

Adicionar outras cores para configurar identidade visual no Excel
Adicionar outras cores com código RGB para configurar identidade visual no Excel

Se apenas tiver duas cores, para as restantes quatro, escolha uma das cores identificadas e, em More Colors (Mais Cores), selecione uma tonalidade acima ou abaixo.

Caso o logótipo da empresa tenha apenas uma cor, recomendo visitar o site da empresa, e escolher as cores a partir do site, veja as imagens, cor dos botões, textos…

Por fim, guarde com o nome que pretende e escolhe Save (Guardar).

Guardar cores específicas para configurar identidade visual no Excel

Automaticamente as cores dos gráficos, textos, tabelas, formas, são alteradas para as cores definidas anteriormente.

Tem agora a sua paleta de cores definida, e esta fica guardada no seu computador. Portanto, sempre que abrir um novo ficheiro, mesmo que para a análise mais simples, basta ir ao separador Page Layout (Esquema de Página), grupo Themes (Temas), Colors (Cores) e escolher o conjunto cores que pretende.

Selecionar paletes de cores no Excel para personalizar identidade visual

Repare que as cores que aparecem como sugestão tanto para os textos, tabelas, formas e gráficos têm por base a paleta de cores que está selecionada.

Palete de cores com identidade visual do BPI

Fazendo isto, permite-lhe poupar muito tempo e criar ficheiros sempre com a identidade visual da sua empresa, tornando-os mais profissionais.

Configurar os tipos de letras

Adicionalmente, é ainda possível personalizar o tipo de letra pretendido. Vá ao separador Page Layout (Esquema de Página), Fonts (Tipos de Letra) e em selecione Customize Fonts (Personalizar Tipos de Letra).

Personalizar tipo de letra para guardar tema no Excel

Selecione os tipos de letra que pretende para os títulos e para o texto e guarde com o nome escolhido.

Criar novo tema com tipo de letra no Excel

Guardar um tema com a identidade visual pretendida

Tendo personalizado as cores e o tipo de letra, recomendo que guarde esta combinação, para posteriormente ter de escolher apenas um tema para colocar o seu ficheiro com a identidade visual da sua empresa.

No separador Page Layout (Esquema de Página), escolha Themes (Temas) e carregue em Save Current Theme (Guardar o Tema atual).

Guardar tema para configurar identidade visual no Excel

Deste modo, quando abrir um novo documento, terá o tema já disponível e não precisa estar novamente a personalizar as cores e o tipo de letra, conseguindo poupar muito tempo.

Esta funcionalidade permite simplificar a formatação de gráficos, texto e outros elementos de um ficheiro Excel. Se o seu objetivo for apenas personalizar os gráficos, recomendo que leia o artigo dedicado exclusivamente à personalização de gráficos.

Se preferir, pode aprender a configurar temas, nomeadamente as cores, em vídeo:

O que lhe ensino neste artigo é algo que costumo utilizar em todos os meus ficheiros de Excel. É muito simples, que demora apenas 5 minutos a fazer e que faz toda a diferença!

É uma coisa que todos os meus clientes elogiam nos projetos que entrego e também todos os meus alunos, quando lhes explico este conteúdo, logo a seguir à formação vão aplicar. E recebo sempre mensagens a dizer “Maria, já coloquei todos os ficheiros com a identidade visual da minha empresa e o meu chefe adorou!”.

Este artigo foi útil? Já gravou o tema com as cores e tipo de letra da sua empresa? De que está à espera para marcar a diferença? 😊

download gratuito e-book 5 dicas de excel

PARTILHE ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Maria Braga

Maria Braga

Licenciada em Gestão e Mestre em Finanças, começou a trabalhar na área da banca, passou pelo mundo das startups até criar o seu próprio negócio. Apaixonada por Excel, pretende ajudar profissionais a tomarem decisões lucrativas, através de Dashboards, e a economizar tempo e aumentar a produtividade com o Excel.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MBi – Excelerate Your Business © 2020 | Todos os Direitos Reservados