As cores são uma ajuda preciosa para análise de dados em Excel. Já ouviu falar de formatação condicional? Sabe o que é este recurso do Excel e/ou como o utilizar? Se ainda pinta manualmente células, então leia este artigo e aprenda a utilizar esta funcionalidade do Excel!
Neste artigo vai encontrar o seguinte sobre formatação condicional:
- O que é;
- Como inserir;
- Tipos.
O que é a Formatação Condicional
A formatação condicional é um recurso do Excel que ajuda a analisar visualmente os dados, realçando-os através de escalas de cores, barras de dados e ícones, o que facilita a interpretação dos mesmos. Permite também a identificação problemas, padrões ou tendências.
Como inserir Formatação Condicional
Para aplicar a formatação condicional, deve selecionar as células que pretende formatar, ir ao separador Home (Base), grupo Styles (Estilos), carregar em Conditional Formatting (Formatação Condicional) e escolher a formatação pretendida, entre os vários tipos disponíveis.

Tipos de Formatação Condicional
1. HIGHLIGHT CELLS RULES (REGRAS PARA REALCE DE CÉLULAS)
As Regras para Realce de Células permitem realçar células que:
- contêm valores maiores (1), menores (2) ou iguais (4) a um determinado valor;
- estão entre um intervalo de valores (3);
- contenham um determinado texto (5) ou uma data específica (6);
- valores duplicados (7).

Quando escolhe uma destas opções, aparece uma nova janela, para colocar as condições, e escolher a formatação. Pode escolher uma das formatações pré-definidas, ou personalizar como pretende, desde a cor e tipo de letra, aos contornos e preenchimento:

Veja este exemplo com alguns dos tipos de formatação condicional aplicados:

2. TOP/BOTTOM RULES (REGRAS PARA VALORES MAIS ALTOS/BAIXOS)
As Regras para Valores Mais Altos/Baixos permitem realçar os valores mais altos ou mais baixos, de acordo com determinados critérios.
As opções disponíveis são as seguintes:

No caso das opções Top 10 Items e Bottom 10 Items, pode escolher o número de itens que quer realçar, e nas opções Top 10% e Bottom 10% pode escolher qual a percentagem pretendida.
3. DATA BARS (BARRAS DE DADOS)
As Barras de Dados permitem comparar visualmente o valor de uma célula relativamente a outras. A barra maior representa o valor mais alto e a mais pequena representa o valor mais baixo. Este tipo de regra é útil para localizar os valores mais altos e mais baixos principalmente em grandes quantidades de dados.
A única diferença entre as diferentes opções apresentadas, são as cores e os efeitos das barras.

Veja este exemplo:

4. COLOR SCALES (ESCALAS DE CORES)
As Escalas de Cores permitem perceber visualmente a distribuição dos dados através de cores. Pode escolher escalas de 2 ou 3 cores.
As opções apresentadas diferem apenas nas cores escolhidas.

Deixo-lhe um exemplo de tabela personalizada com as Escalas de Cores:

5. ICON SETS (CONJUNTOS DE ÍCONES)
Os Conjuntos de Ícones permitem classificar os dados em três a cinco categorias, dependendo dos valores definidos. Cada ícone representa um intervalo de valores.

Veja o exemplo abaixo:

Pode alterar os valores dos intervalos, os ícones ou ocultar o valor e mostrar apenas o ícone. Para tal, deve ir a Conditional Formatting (Formatação Condicional), escolher a opção Manage Rules (Gerir Regras) e carregar em Edit Rule (Editar Regra).

Existe ainda uma opção adicional de formatação condicional que é a criação de uma regra para escolher que células formatar. Uma utilização prática onde costumo usar esta opção, é para pintar linhas automaticamente. Pode assistir a um exemplo neste vídeo:
Já conhecia a Formatação Condicional? Já utiliza no seu dia-a-dia? Recomendo muito esta funcionalidade, pois permite melhorar a apresentação e poupar muito tempo na análise de informação.
Se quiser aprender mais sobre este recurso, exemplifico com vários exemplos práticos nos Mini-Cursos de Excel.
