Segmentação de Dados (Slicer): como filtrar dados de forma rápida e visual no Excel

Secretária com um computador com uma folha de Excel com uma segmentação de dados

Quando formata os dados como tabela, a tabela já vem com filtros. No entanto, é possível adicionar uns filtros mais visuais e rápidos, que facilitam muito a análise de dados, os chamados Slicers ou Segmentação de Dados.

Qual destes tipos de filtros prefere? Os filtros tradicionais (à esquerda) ou os filtros visuais – segmentação de dados (à direita), onde apenas precisa de carregar no dado que pretende e os dados são filtrados automaticamente?

Filtros tradicionais excel
Exemplo de segmentação de dados no Excel

Já conhecia este recurso do Excel? Se ainda não, tenho a certeza que vai gostar, leia este artigo até ao fim.

O que é e para que serve a Segmentação de Dados

A segmentação de dados é um botão interativo que permite filtrar dados de uma forma rápida e visual. Para tal, basta selecionar o dado que quer visualizar e os dados são filtrados automaticamente, facilitando a análise de dados.

Esta pode ser usada para filtrar os dados numa tabela (dados têm de estar formatados como tabela) ou numa pivot table (tabela dinâmica).

Como inserir

Para inserir uma segmentação de dados numa tabela, tem duas opções:

OPÇÃO 1:

Carregue dentro da tabela, selecione o separador Insert (Inserir), grupo Filters (Filtros), opção Slicer (Segmentação de Dados), escolha os campos que pretende inserir nos filtros e clique OK:

Separador Insert e depois Insert Slicer no Excel

OPÇÃO 2:

Carregue dentro da tabela, selecione o separador Table Design (Estrutura da Tabela), no grupo Tools (Ferramentas), comando Insert Slicer (Inserir Segmentação de Dados), escolha os campos que pretende inserir nos filtros e clique OK:

Separador Table Design e depois Insert Slicer no Excel

Para inserir numa pivot table (tabela dinâmica), também tem duas opções, sendo que a primeira é igual à opção 1 da tabela que expliquei anteriormente.

Na segunda opção, terá de carregar dentro da pivot table (tabela dinâmica), selecionar o separador Pivot Table Analyze (Analisar Tabela Dinâmica) no grupo Filter (Filtrar) escolher a opção Insert Slicer (Inserir Segmentação de Dados) e escolher os campos que pretende inserir nos filtros:

Separador PivotTable Analyze e depois Insert Slicer para inserir segmentação de dados no Excel

Formatar a Segmentação de Dados

Quando insere uma segmentação de dados e a mantém selecionada, aparece-lhe um novo separador chamado Slicer (Segmentação de Dados) – nas versões anteriores a 2016 chama-se Design – onde pode fazer vários tipos de formatações. Destaco as seguintes:

Formatação segmentação de dados

Se carregar no comando Slicer Settings (Opções de Segmentação de Dados) aparece-lhe a seguinte janela, com algumas opções interessantes:

Janela com as definições da segmentação de dados

No caso de estar a usar como base uma pivot table (tabela dinâmica), tem uma opção adicional: Report Connections (Reportar Ligações) que lhe permite ligar a segmentação de dados a mais de uma pivot table (tabela dinâmica).

Para ligar a mais de uma pivot table (tabela dinâmica) carregue na segmentação de dados e no novo separador que lhe aparece – Slicer (Segmentação de Dados), no grupo Slicer (Segmentação de Dados) escolha a opção Report Connections (Reportar Ligações):

Slicer inserir Report Connections no Excel

Aparece-lhe uma nova janela para escolher a que outras pivot tables (tabelas dinâmicas) quer conectar. Deve selecionar as pretendidas e carregar OK:

Slicer Report Connections no Excel

Agora quando selecionar um dado para filtrar, todas as pivot tables (tabelas dinâmicas) associadas a essa segmentação vão ser filtradas automaticamente.

Componentes

Este recurso é constituído pelos seguintes componentes:

Componentes da segmentação de dados

Vantagens da Segmentação de Dados

Como pode ver, a segmentação de dados é uma ferramenta muito útil, tendo várias vantagens:

  • Filtros visuais e rápidos;
  • Quando insere novos dados na tabela, a segmentação de dados atualiza automaticamente;
  • Pode formatar todos os componentes;
  • Permite fazer seleções múltiplas, mantendo pressionada a tecla Ctrl ou carregando no botão de seleções múltiplas;
  •  As diversas segmentações de dados são aplicadas ao mesmo tempo.

Se preferir, pode assistir a esta dica em vídeo:

Gostou desta dica para filtrar os dados de uma forma mais rápida, intuitiva e visual? Deixe o seu comentário!

download gratuito e-book 5 dicas de excel

PARTILHE ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Maria Braga

Maria Braga

Licenciada em Gestão e Mestre em Finanças, começou a trabalhar na área da banca, passou pelo mundo das startups até criar o seu próprio negócio. Apaixonada por Excel, pretende ajudar profissionais a tomarem decisões lucrativas, através de Dashboards, e a economizar tempo e aumentar a produtividade com o Excel.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MBi – Excelerate Your Business © 2020 | Todos os Direitos Reservados