Criar imagens dinâmicas no Excel (VLOOKUP ou PROCV com imagens)

Secretária com computador com um ficheiro aberto em Excel, apresentando imagens dinâmicas

Sabe o que são imagens dinâmicas? Se o Excel é uma ferramenta que faz parte do seu dia-a-dia, muito provavelmente já utiliza a função Vlookup (Procv). Esta função permite pesquisar um valor verticalmente e devolve outro valor correspondente, na mesma linha, mas numa coluna diferente. 

Até aqui nada de novo. Mas e se lhe disser que é possível criar uma espécie de Vlookup (Procv) para imagens? Se quiser aprender como funciona, leia este artigo até ao fim, pois vou ensinar-lhe o passo-a-passo para criar imagens dinâmicas.

Como criar imagens dinâmicas

Para exemplificar, vamos considerar a área do “Alojamento local”. O objetivo é escolher um proprietário e obter automaticamente a imagem/fotografia do respetivo alojamento.

O primeiro passo é criar uma lista com as imagens. Para isso, deve introduzir as informações dos proprietários e as respetivas fotografias, garantindo que cada imagem está dentro de uma única célula, conforme imagem abaixo:

Lista em Excel com o nome de Proprietários e Fotos de alojamentos para imagens dinâmicas

Para garantir que a imagem está dentro da célula, costumo mostrar as gridlines (linhas de grelha) e quando termino de colocar todas as imagens, oculto-as. Se não souber como as ocultar, pode aprender aqui.

 

De seguida, é necessário criar uma lista, que permita selecionar um proprietário. Para tal, clique no separador Data (Dados), grupo Data Tools (Ferramentas de Dados), Data Validation (Validação de Dados), escolha a opção List (Lista), carregue na setinha e selecione o intervalo com os proprietários. Desta forma, a lista dos proprietários fica disponível.

Menu de Excel em Inglês no Separador Data com a opção Data Validation assinalada
Janela de Data Validation no Excel com a opção List selecionada

De seguida, carregue numa das imagens e cole-a onde pretende que a imagem apareça, redimensionando-a.

Posteriormente, carregue em Formulas (Fórmulas), Name Manager (Gestor de Nomes) e escolha New (Novo).

Menu de Excel em Inglês no Separador Formulas com a opção Name Manager assinalada
Menu Name Manager em Excel com a opção New selecionada

Digite o nome (no exemplo considerado é “Imagens”) e escreva a fórmula, que indico abaixo, e que vai permitir tornar as imagens dinâmicas.

Função para definição obtenção de imagens dinâmicas

A fórmula é composta pelas funções Index (Índice) e Match (Corresp). Para a função Index (Índice), selecione o intervalo de células onde estão as fotografias. De seguida introduza a função Match (Corresp), que servirá para descobrir qual a linha correspondente ao proprietário selecionado: escolha o proprietário para o qual pretende que apareça a imagem (o selecionado através da lista criada) e depois selecione o intervalo com a lista dos proprietários e escreva “0” – pois é necessária uma correspondência exata.

Agora, basta selecionar a imagem que pretende que seja dinâmica e, na barra de fórmulas, escrever “=” e o nome que definiu anteriormente (neste exemplo “Imagens”).

Imagem selecionada e barra de fórmulas no Excel, para obtenção de imagens dinâmicas

Alterando o proprietário na listagem, obtém-se automaticamente a imagem do alojamento correspondente àquele proprietário, alcançando o objetivo: ter imagens dinâmicas.

Se preferir, pode aprender a criar imagens dinâmicas através deste vídeo:

Este método pode ser aplicado em várias situações, como por exemplo, em Dashboards de um grupo de Empresas, em que se tem a opção de selecionar a empresa e aparece o logótipo respetivo, ou então tem as fotos dos colaboradores e quando seleciona um, aparece a sua foto.

Já conhecia esta técnica que permite pesquisar imagens como se estivesse a fazer um Vlookup (Procv) de imagens? Vai utilizar em alguma situação? Deixe o seu comentário.

download gratuito e-book 5 dicas de excel

PARTILHE ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Maria Braga

Maria Braga

Licenciada em Gestão e Mestre em Finanças, começou a trabalhar na área da banca, passou pelo mundo das startups até criar o seu próprio negócio. Apaixonada por Excel, pretende ajudar profissionais a tomarem decisões lucrativas, através de Dashboards, e a economizar tempo e aumentar a produtividade com o Excel.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MBi – Excelerate Your Business © 2020 | Todos os Direitos Reservados