Descubra como abrir uma nova instância do Excel lhe pode ajudar em diversas situações

imagem destaque artigo nova instância

Já lhe aconteceu ter vários ficheiros de Excel abertos, um deles encravar, irem todos “abaixo” e perder todo o trabalho que tinha estado a desenvolver? Ou colocar um ficheiro a atualizar e, enquanto ele atualiza, ter de fazer outras tarefas pois não consegue trabalhar noutro ficheiro de Excel enquanto o outro atualiza? Trago-lhe a solução para estes problemas… A abertura de uma nova instância!

Este artigo resume o que é uma instância do Excel, como trabalhar com diferentes instâncias impacta o funcionamento do Excel e, claro, como pode abrir uma nova instância do Excel.

O que é uma instância do Excel?

Para entender o que é uma instância, precisamos de ir primeiro ao Task Manager ou Gestor de Tarefas.

Para abrir o Gestor de Tarefas, tem de selecionar as teclas Ctrl + Alt + Delete simultaneamente no seu teclado e escolher a opção Task Manager (Gestor de Tarefas) ou, como alternativa, pode carregar com o botão do lado direito do rato na Barra de Tarefas (barra onde se encontram as aplicações que estão fixas ou abertas) e escolher a opção pretendida:

Abrir gestor de tarefas

Após selecionar a opção Task Manager (Gestor de Tarefas), abre-lhe uma nova janela onde pode visualizar todas as aplicações que estão a correr no Windows:

gestor de tarefas apenas com uma instância e um ficheiro aberto

Pode ver na imagem anterior uma linha chamada Microsoft Excel – essa linha corresponde a uma instância. Se carregar na setinha ao lado, aparece a lista de todos os ficheiros de Excel que estão abertos, todos eles na mesma instância:

gestor de tarefas apenas com uma instância e cinco ficheiros abertos

Sempre que abre um novo ficheiro de Excel, por defeito, este vai abrir na mesma instância que os anteriores que já estão abertos. Por essa mesma razão, se algum deles encrava e vai “abaixo”, todos os outros que estão no mesmo grupo (instância) fecham também.

Abrir uma nova instância é como se estivéssemos a abrir um “novo Excel”, um outro programa independente. Esta não terá nenhuma conexão com a(s) outra(s) instância(s) que estão ativas.

Como abrir uma nova instância do Excel?

Para conseguir ter duas instâncias do Excel, tem que pressionar continuamente a tecla Alt e com o botão do lado direito do rato clicar no ícone do Excel e depois novamente em Excel:

abrir nova instância do excel
Nota: é muito importante não deixar de pressionar a tecla Alt, de outra forma não vai funcionar.

Depois abrirá uma nova janela a perguntar se pretende abrir uma nova instância do Excel e aqui já pode deixar de pressionar a tecla Alt:

confirmar abertura nova instância do excel

Carregue em “sim” e se for ao Gestor de Tarefas, vê dois processos do Microsoft Excel abertos. Portanto se um ficheiro que está numa das tarefas abertas encravar e tiver de deitar “abaixo”, não afeta os ficheiros que estão abertos na outra instância:

gestor de tarefas com dois ficheiros e com uma nova instância

Vantagens em trabalhar com instâncias diferentes

Na prática, usar diferentes instâncias é útil em diversas situações, tais como:

  • se tiver vários ficheiros de Excel abertos e um deles bloquear, pois existe o risco de todos os ficheiros bloquearem também e perder todo o trabalho;
  • quando tem um ficheiro complexo que demora muito a atualizar (pode acontecer, por exemplo, quando se utiliza bases de dados extensas para criar dashboards) e não consegue ir trabalhando noutro ficheiro enquanto o primeiro atualiza;
  • quando precisa de trabalhar dentro do Power Query e precisa de consultar informações que estão no Excel (pois não é possível mexer no ficheiro de Excel quando está dentro do Power Query).

No fundo, trabalhar com uma nova instância do Excel é como se tivesse vários programas do Excel abertos, independentes uns dos outros.

Aplicar este truque já me ajudou bastantes vezes. E a si? Conte-me se já lhe aconteceu alguma das situações que mencionei e se lhe teria sido útil ter conhecimento desta possibilidade de trabalhar em instâncias diferentes do Excel.

Este é um tipo de dicas que também incluí nos conteúdos do meu curso completo de Excel – o curso EXCELerate Your Skills. Se o Excel é importante no seu dia-a-dia e quer conhecer mais truques para o ajudarem a aumentar a sua produtividade, inscreva-se já hoje!

PARTILHE ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
MARIA BRAGA

MARIA BRAGA

Licenciada em Gestão e Mestre em Finanças, premiada pela Microsoft com o Prémio MVP (Microsoft Valuable Professional), começou a trabalhar na área da banca, passou pelo mundo das startups até criar o seu próprio negócio. Apaixonada por Excel, pretende ajudar profissionais a tomarem decisões lucrativas, através de Dashboards, e a economizar tempo e aumentar a produtividade com o Excel, através de formações e cursos online.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTACTOS

+351 91 230 94 77

geral@mbi.com.pt

Portugal

NEWSLETTER

MBi – Excelerate Your Business © 2020 | Todos os Direitos Reservados

Inscrições abertas!

O curso completo que o vai ajudar a elevar os seus conhecimentos de Excel (e a sua carreira) para outro nível!

Conteúdos já disponíveis!