Já precisou de ter duas Pivot Tables (Tabelas Dinâmicas) com base na mesma fonte de dados, mas com agrupamento de datas diferentes? Agrupar dados nas Pivot Tables (Tabelas Dinâmicas) permite apresentar um subconjunto de dados, o que pode facilitar significativamente a interpretação de dados. Por exemplo, poderá querer agrupar datas em meses, trimestres, anos (de forma automática!).
Contudo, o agrupamento de dados tem implicações em todas as Pivot Tables (Tabelas Dinâmicas) que contêm a mesma fonte de dados, podendo ser um problema nalgumas situações.
Neste artigo vou-lhe explicar como contornar essa situação, permitindo ter diversas Pivot Tables (Tabelas Dinâmicas) com base na mesma fonte de dados, mas com grupos diferentes.
Agrupar dados nas Pivot Tables (Tabelas Dinâmicas)
Agrupar dados nas Pivot Tables (Tabelas Dinâmicas) é bastante útil em diversas situações, sendo a mais comum o agrupamento das datas.
Para exemplificar qual o problema que por vezes pode surgir, vamos a um exemplo.
Imagine que quer analisar as Vendas por Ano e Mês, consoante a seguinte imagem:

Apenas necessita de colocar a coluna “Data” na Pivot Table (Tabela Dinâmica) e agrupar os dados por meses e anos.
Mas, em simultâneo, precisa de ter uma outra análise em que quer uma lista de todas as datas, ou seja, sem agrupar as datas:

Ao desagrupar os dados para ter a análise conforme a última imagem, deixa de ter os dados agrupados por meses e anos na outra tabela dinâmica. Ou seja, não consegue, à partida, ter as duas Pivot Tables baseadas na mesma fonte de dados com os grupos diferentes, porque sempre que cria um grupo, esses grupos irão afetar todas as tabelas dinâmicas.
A razão pela qual isso acontece, é porque as diferentes Pivot Tables (Tabelas Dinâmicas) de um ficheiro de Excel são baseadas na mesma fonte de dados, por defeito, ou seja, partilham a mesma cache, e é isto que pode causar problemas quando precisa de agrupar dados de formas diferentes para as diversas Pivot Tables.
Agrupar dados de maneiras diferentes com a mesma fonte de dados
Para usar grupos diferentes em cada tabela dinâmica com a mesma base de dados, é necessário criar diferentes caches (onde ficam armazenados os grupos).
Existem duas formas de criar as diferentes caches:
Opção 1) Copiar para outro ficheiro
- Cortar a segunda tabela dinâmica e colar num novo ficheiro;
- Agrupar como pretende a segunda tabela dinâmica;
- Cortar a segunda tabela dinâmica do novo ficheiro e colar de volta no ficheiro original.
Opção 2) Abrir o Wizard (Assistente de Tabelas e Gráficos Dinâmicos) das Pivot Tables (Tabelas Dinâmicas)
- Atalho Alt + D + P ou vá a File (Ficheiro)> Options (Opções) > Customize Ribbon (Personalizar Friso) > escolha o camando PivotTable and PivotChart Wizard (Assistente de Tabelas e Gráficos Dinâmicos) e adicione-o a um separador ou à barra de ferramentas de acesso rápido:

2. Escolha a opção lista ou base de dados, selecione o intervalo dos dados e depois é só inserir a tabela dinâmica e agrupar da forma que pretende.
Desta forma poderá agrupar dados nas Pivot Tables (Tabelas Dinâmicas) criando grupos diferentes para cada tabela dinâmica. Já tinha tido este problema? Como é que resolveu? Partilhe comigo nos comentários.
As Pivot Tables (Tabelas Dinâmicas) são um dos recursos mais poderosos do Excel e qualquer pessoa que use o Excel tem de conhecer e dominar! Se ainda não domina esta funcionalidade, inscreva-se na Masterclass Tudo Sobre Pivot Tables, que lhe permitirá poupar MUITO TEMPO e será muito mais eficiente.
