Quando utiliza fórmulas no Excel, já alguma vez reparou nos símbolos de cifrão ($)? Sabe o que significam? Já precisou de bloquear células no Excel para copiar fórmulas para outras células e não obteve o resultado que pretendia? Depois de ler este artigo, tenho a certeza de que não lhe restarão dúvidas de como bloquear corretamente células no Excel.
Bloquear células no Excel
Antes de lhe explicar como bloquear células no Excel, ou “trancar”, como normalmente também é chamado, relembro que é importante conhecer os conceitos de referências relativas, absolutas e mistas.
As referências são um dos elementos que constituem as fórmulas. Utilizar o tipo de referência certo é o que permite “arrastar” uma fórmula para outras células e obter o resultado pretendido, pois fixa as linhas ou colunas necessárias.
No fundo, uma referência de célula é conjunto de coordenadas que indica a localização de uma célula e é constituída por uma letra (coluna) e por um número (linha).
No Excel existem referências Relativas, Absolutas e Mistas, que são identificadas da seguinte forma:
São os cifrões ($) que indicam o que está bloqueado. Um cifrão antes da letra indica que a coluna está bloqueada, antes do número indica que a linha está bloqueada.
Pode bloquear células no Excel inserindo manualmente os cifrões ($), ou pode usar a tecla F4, que permite alternar entre os diferentes tipos de referências:
- 1 vezpara tornar numa referência absoluta – $A$1;
- 2 vezes para tornar numa referência mista, trancando a linha – A$1;
- 3 vezes para tornar numa referência mista, trancando a coluna – $A1.
Exemplo
Vamos a um exemplo.
Tem uma lista de produtos com o respetivo Preço de Venda (PVP) e quer calcular o valor de cada um caso sejam aplicados diferentes descontos:
O objetivo é escrever apenas uma fórmula na célula D6, que seja possível de arrastar para as restantes células:
Para calcular o preço com 10% de desconto do produto A, inseriu a seguinte fórmula:
Se copiar esta fórmula para as restantes células, os resultados vão estar incorretos:
Isto porque está a usar referências relativas. Não bloqueou nenhuma célula e, portanto, quando copia a fórmula as referências usadas vão alterar também.
Vamos por partes.
Quando arrasta a fórmula para baixo, o que precisa de ficar fixo? No exemplo dos 10% de desconto, independentemente do produto, quer que seja utilizado sempre os 10% (que estão na linha 5). Desta forma, tem de bloquear a linha, colocando o $ antes do número, para poder arrastar para baixo:
Nota: se o objetivo não fosse arrastar para a direita também, poderia usar uma referência absoluta ($D$5). No entanto, como vai querer arrastar para as colunas que contêm os outros descontos, tem de deixar a coluna “livre”.
Agora precisa de perceber o que tem de manter fixo para poder arrastar para a direita. Independentemente do desconto, o PVP a ser considerado é o mesmo, pelo que, para poder arrastar para a direita, terá de bloquear a coluna do PVP. Não pode fixar a linha, pois quer que esta varie consoante a linha em que está a colocar a fórmula:
Desta forma, conseguiu bloquear as células necessárias para escrever a fórmula apenas uma vez, e arrastar para todo o intervalo.
Imagine que queria transformar todos os valores apresentados em USD. Poderia colocar a taxa de câmbio numa célula, e aí sim, usar uma referência absoluta (coluna e linha bloqueada), porque independentemente da coluna ou linha em que estava a colocar a fórmula, a célula a ser usada é sempre a mesma.
Entender como bloquear corretamente as células é crucial para quem quer dominar fórmulas e funções do Excel e quem quer poupar tempo!
Partilhe comigo, já alguma vez tinha percebido a lógica por trás dos cifrões ($) nas fórmulas? Conte-me nos comentários!