Aprenda a formatar linhas inteiras com a formatação condicional

Imagem destaque artigo formatação linhas

Gostava de aprender a formatar linhas inteiras com a formatação condicional?

Costuma pintar manualmente linhas sempre que pretende destacar uma informação específica?

Já lhe aconteceu, por exemplo, formatar manualmente de cores diferentes todas as linhas com as vendas de determinado mês? Amarelo para janeiro, azul para fevereiro, laranja para março…

Ou outro exemplo, linhas com estado concluído de uma cor, em curso de outra…?

Então esta dica é para si!

Neste artigo explico como pode formatar linhas inteiras com a formatação condicional e deixar de perder tempo a pintar linhas manualmente.

Ainda não conhece as potencialidades da formatação condicional? Então comece por ler este artigo.

Formatar linhas inteiras com a formatação condicional

Se o seu objetivo é formatar linhas inteiras que contêm determinada informação, basicamente terá de criar uma regra de formatação condicional usando uma fórmula e escolher que células formatar.

Vamos a um exemplo…

Na base de dados seguinte, imagine que quer destacar todas as linhas cujas vendas correspondem a Maçãs. Provavelmente iria selecionar manualmente as linhas referentes a maçãs e depois alterar manualmente a cor, como muitas pessoas fazem. Neste exemplo são apenas 8 linhas, mas imagine que tem uma base de dados com centenas de linhas?! Iria perder demasiado tempo a selecionar linha a linha…

Formatar linhas inteiras com a formatação condicional - base de dados

Para automatizar o processo, selecione as células que quer formatar e vá ao separador Home (Base), Conditional Formatting (Formatação Condicional) e clique em New Rule (Nova Regra).

Na janela que abre, escolha a última opção: Use a formula to determine which cells to format (Utilizar uma fórmula para determinar que células formatar).

Adicionar nova regra de formatação condicional
Formatar linhas inteiras com a formatação condicional - fórmula a introduzir

Comece por escrever “=” e selecione a célula da primeira linha do intervalo que selecionou e que quer verificar se o produto é maçãs. Neste caso, como a primeira linha selecionada foi a linha 4, deve selecionar a célula C4.

Se reparar, automaticamente a célula vem trancada ($C$4) mas a linha não pode ficar trancada, para que se possa aplicar a todas as linhas, pelo que deverá ficar apenas $C4, caso contrário à medida que a formatação condicional for aplicada linha a linha, estaria sempre a verificar se a célula C4 era maçãs, o que não seria o correto.

Adicionalmente, deve adicionar “=” e o texto “Maçã”, conforme indicado abaixo:

Formatar linhas inteiras com a formatação condicional - fórmula

De seguida, deverá clicar em Format (Formatar) para selecionar a formatação pretendida.

Desta forma, todas as linhas cujo produto vendido corresponde a Maçã, são automaticamente formatadas da cor selecionada.

Formatar linhas inteiras com a formatação condicional

Já viu o simples que é formatar linhas inteiras com a formatação condicional?! Esta é a forma mais simples e eficiente de formatar as linhas!

Se preferir, pode ver este conteúdo em vídeo:

Se sente que esta dica é útil para si, não deixe se inscrever no meu novo curso e aprender dezenas de truques que pode começar já a aplicar.

PARTILHE ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
MARIA BRAGA

MARIA BRAGA

Licenciada em Gestão e Mestre em Finanças, premiada pela Microsoft com o Prémio MVP (Microsoft Valuable Professional), começou a trabalhar na área da banca, passou pelo mundo das startups até criar o seu próprio negócio. Apaixonada por Excel, pretende ajudar profissionais a tomarem decisões lucrativas, através de Dashboards, e a economizar tempo e aumentar a produtividade com o Excel, através de formações e cursos online.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MBi – Excelerate Your Business © 2020 | Todos os Direitos Reservados

Inscrições abertas!

O curso completo que o vai ajudar a elevar os seus conhecimentos de Excel (e a sua carreira) para outro nível!

Conteúdos já disponíveis!