Como inserir Listas Dinâmicas no Excel

Capa artigo: Formatar como tabela no Excel para criação de listas dinâmicas

Já lhe aconteceu ter criado uma lista com produtos, depois adicionar um produto novo e ter de manualmente ir alterar o intervalo de seleção para conseguir que esse produto apareça na lista? Vou-lhe explicar como automatizar os processos de criação de listas e ensinar-lhe a criar listas dinâmicas no Excel.

Criar uma validação de dados com uma lista

Considere uma tabela inicial com produtos e com os respetivos preços de venda. O objetivo será criar uma lista com todos os produtos da tabela, na qual seleciona um produto e automaticamente obtém o respetivo preço de venda.

Tabela com produtos e pvp para criação de listas dinâmicas

Para criar a lista de produtos com o recurso à validação de dados, vá ao separador Data (Dados), grupo Data Tools (Ferramentas de Dados), Data Validation (Validação de Dados), escolha a opção List (Lista), carregue na setinha, selecione o intervalo com o nome dos produtos, carregue novamente na setinha e, por fim, em OK.

Separador Data do Excel, com o comando Data Validation selecionado
Criação de lista com Data validation no Excel

Assim, ao lado da célula referente ao produto, aparece-lhe agora uma seta que indica que tem uma lista associada. Clicando na seta, aparecem os produtos que selecionou anteriormente.

Listas dinâmicas: Versão inicial do exemplo criado com Data validation

Para cada produto que selecionar, aparece automaticamente o preço de venda final, criado através da função Vlookup (Procv).

No caso de querer adicionar um novo produto, por exemplo “Saias”, introduza esse produto no final da lista inicial e pode verificar que, na lista criada, o novo produto não ficou disponível. Contudo, é possível resolver este problema de forma muito simples e, assim, criar listas dinâmicas.

Transformar listas “simples” em listas dinâmicas

Para transformar a lista criada anteriormente numa lista dinâmica, basta transformar os dados numa tabela. Para isso, tendo uma das células com informação selecionadas, clique no separador Home (Base), Format as Table (Formatar como tabela) e escolha o layout pretendido.

Formatar como tabela no Excel para criação de listas dinâmicas

Alternativamente, carregue em Ctrl + T (Alt + T) e aparecerá a janela indicada abaixo. Selecione o intervalo da tabela, indique se tem cabeçalho (no exemplo considerado existe cabeçalho) e clique em OK. Posteriormente poderá selecionar o layout pretendido.

Formatar intervalo como tabela no Excel

Após ter a tabela formatada, volte à célula referente ao produto, que tem a lista associada, e clique novamente em Data (Dados), grupo Data Tools (Ferramentas de Dados), Data Validation (Validação de Dados) e atualize o intervalo com os produtos. Assim, o novo produto já fica disponível para ser selecionado.

Para testar se realmente funciona, pode adicionar dois novos produtos, por exemplo “Calções” e “Casacos” e os respetivos PVP.

Voltando à lista, verifique que estes dois novos produtos já aparecem disponíveis, sem ter sido necessário alterar o intervalo de seleção, como fez com o produto “Saias”, antes de ter formatado a informação como tabela.

Listas dinâmicas: Versão final do exemplo criado com Data validation

Esta é a forma mais simples de criar listas dinâmicas no Excel. Apenas precisa de formatar os dados como tabela e todas as informações adicionadas posteriormente são acrescentadas automaticamente à lista, formando uma lista dinâmica.

Se preferir, pode aprender a criar listas dinâmicas através deste vídeo:

Se gostou desta dica e pretende descobrir outras, veja os artigos que tenho disponíveis na categoria de Dicas de Excel. Deixe também o seu comentário com temas que gostava de ver explorados aqui no Blog.

download gratuito e-book 5 dicas de excel

PARTILHE ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Maria Braga

Maria Braga

Licenciada em Gestão e Mestre em Finanças, começou a trabalhar na área da banca, passou pelo mundo das startups até criar o seu próprio negócio. Apaixonada por Excel, pretende ajudar profissionais a tomarem decisões lucrativas, através de Dashboards, e a economizar tempo e aumentar a produtividade com o Excel.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MBi – Excelerate Your Business © 2020 | Todos os Direitos Reservados

Inscrições abertas!

O curso completo que o vai ajudar a elevar os seus conhecimentos de Excel (e a sua carreira) para outro nível!

Conteúdos disponíveis a partir do dia 3 de maio.