Como pode separar texto em diferentes colunas no Excel

Imagem destaque com passo a passo no texto para colunas

Já lhe aconteceu receber um ficheiro txt ou csv, copiar os dados para o Excel e eles ficarem todos numa única coluna e não saber o que fazer para eles ficarem direitos? Neste artigo vou ensinar-lhe a resolver essa questão de uma forma rápida e simples, através da funcionalidade do Excel Text to Columns (Texto para Colunas), que permite separar conteúdo de texto em diferentes colunas.

Este é um recurso fantástico e que permite otimizar o tempo no tratamento e análise de dados.

Transformar texto para colunas

Quando copia um ficheiro csv ou txt para o Excel fica com os dados todos numa única coluna, apenas separados por um delimitador específico (por exemplo uma vírgula), como pode ver no seguinte exemplo:

Ficheiro em formato txt
Printscreen do Excel após copiar ficheiro txt

Em vez de perder tempo digitando manualmente as várias colunas, pode separar de forma automática cada campo para uma coluna diferente, para isso basta utilizar a funcionalidade Texto para Colunas.

 

Para utilizar este recurso, comece por selecionar a coluna inteira que contém os dados e de seguida vá ao separador Data (Dados), grupo Data Tools (Ferramentas de Dados), e selecione a opção Text to Columns (Texto para Colunas):

Ferramenta texto para colunas no Excel

Na nova janela, escolha a primeira opção, Delimited (Delimitado), pois a opção Fixed width (Largura Fixa) apenas é útil quando os dados têm todos o mesmo tamanho e clique em Next (Seguinte):

Como converter texto para colunas no excel

De seguida, escolha o delimitador que está a separar os dados, onde tem várias opções pré-definidas ou pode ainda escolher outros:

Assim que escolher, pode pré-visualizar como os dados ficarão separados e, por fim, carregue em Finish (Concluir):

Finalizar a conversão de texto para colunas no excel

Desta forma, pode observar que foi possível separar o texto em diferentes colunas, ou seja, os dados já não estão agrupados numa única coluna:

Passo-a-passo de diferentes tipos de dados em diferentes formatos

Após dividir o texto para colunas, pode trabalhar melhor com os dados, sendo possível, por exemplo, formatar como tabela, personalizar, colocar filtros, entre diversas opções…

Nunca mais fique em pânico quando receber um ficheiro csv ou txt e precisar de o trabalhar no Excel!

 

Já conhece o meu curso online? Pode inscrever-se já hoje e aprender a usar as várias funcionalidades do Excel! Este é um curso completo que o vai ajudar a elevar os seus conhecimentos de Excel (e a sua carreira) para outro nível. É, sem dúvida, o curso que todos os profissionais que querem melhorar os seus resultados precisam!

PARTILHE ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
MARIA BRAGA

MARIA BRAGA

Licenciada em Gestão e Mestre em Finanças, premiada pela Microsoft com o Prémio MVP (Microsoft Valuable Professional), começou a trabalhar na área da banca, passou pelo mundo das startups até criar o seu próprio negócio. Apaixonada por Excel, pretende ajudar profissionais a tomarem decisões lucrativas, através de Dashboards, e a economizar tempo e aumentar a produtividade com o Excel, através de formações e cursos online.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTACTOS

+351 91 230 94 77

geral@mbi.com.pt

Portugal

NEWSLETTER

MBi – Excelerate Your Business © 2020 | Todos os Direitos Reservados

Inscrições abertas!

O curso completo que o vai ajudar a elevar os seus conhecimentos de Excel (e a sua carreira) para outro nível!

Conteúdos já disponíveis!